Pronatec oferece 320 vagas para alunos em Chapecó

Inscrições para 13 cursos profissionalizantes gratuitos começam na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (20), a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Assistência Social, abre as inscrições para o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. 

Divulgação/PMC/ND Oeste

Programa oferece cursos de acordo com a demanda por mão de obra no mercado

São oferecidas 320 vagas em 13 cursos gratuitos e até junho estão previstas 28 turmas. Para facilitar o acesso aos cursos, o Pronatec também disponibiliza vale-transporte e o material de apoio. 

O programa do governo federal, criado em outubro de 2011, é gerenciado pela Secretaria de Assistência Social que, a partir da demanda do mercado, oferta os cursos para qualificação e profissionalização. É feito um levantamento com o Sine, Balcão de Empregos, ACIC, CDL e outras entidades, que registram as áreas onde falta mão de obra. 

Em Chapecó, a Prefeitura aderiu ao programa em novembro de 2011, e tem como parceiros: SENAC, SENAI, SEST/SENAT e IFSC. Em 2012 foram ofertadas 606 vagas em 34 cursos. Já em 2013, foram disponibilizados a população 59 cursos, 62 turmas e 1738 vagas. 

Dos 13 eixos tecnológicos classificados pelo MEC, a Prefeitura de Chapecó abrange 12 eixos, sendo eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Turismo, Hospitalidade e Lazer. 

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Ivaldo Pizzinatto, todo trabalho tem um acompanhamento da rede de serviços da Assistência Social, passando pelo Centro de Referência (CRAS) mais próximo da população e logo após as pessoas são encaminhadas ao mercado de trabalho. 

Para participar do Pronatec é necessário ter idade mínima de 16 anos e a escolaridade exigida para o curso. As inscrições são realizadas na Secretaria de Assistência Social, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço e Comprovante de Escolaridade. Para menores de 18 anos é necessário o CPF do responsável legal. 

Acompanhe os cursos com inscrições abertas: 

Em parceria com o SENAC:

·         Manicure e Pedicure – 20 vagas

·         Cuidador de Idosos – 32 vagas

·         Cabeleireiro – 20 vagas

·         Balconista de Farmácia – 32 vagas

·         Auxiliar de Cozinha – 19 vagas

·         Salgadeiro – 19 vagas 

 Em parceria com o SENAI:

·         Marceneiro – 25 vagas

·         Costureiro Básico – 25 vagas

·         Modelista – 25 vagas

·         Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão – 25 vagas

Em parceria com o SENAT:

·         Mecânico de Motocicletas – 25 vagas

·         Libras (Intermediário) – 29 vagas

·         Mecânico de Automóveis Leves – 24 vagas 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Empregos e Concursos

Loading...