Santa Catarina tem o terceiro melhor resultado do país na criação de empregos

Saldo positivo foi de 6.529 postos de trabalho em agosto, o melhor resultado para o mês dos últimos cinco anos

A geração de empregos em Santa Catarina teve saldo positivo de 6.529 postos de trabalho em agosto, o melhor resultado para o mês dos últimos cinco anos. Com a criação das vagas, o estado chega a 60.322 novos empregos neste ano.

As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (25), pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

O número de novos empregos em 2019 representa aumento de 60% em relação ao ano passado. Em 2018 foram gerados 37.587 postos de trabalho de janeiro a agosto. No acumulado do ano, Santa Catarina tem o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Construção civil se destaca com a criação de 7.963 postos de trabalho neste ano – construção civil Júlio Cavalheiro SecomConstrução civil se destaca com a criação de 7.963 postos de trabalho neste ano – construção civil Júlio Cavalheiro Secom

Em agosto, o destaque ficou por conta do setor de serviços, que registrou um saldo positivo de 3.089 contratações. No acumulado do ano, a indústria de transformação é a principal geradora de empregos, com 31.425 novas vagas ocupadas.

A construção civil se destaca proporcionalmente, com a criação de 7.963 postos de trabalho neste ano. Isto representa um aumento de 9,22% no estoque de empregos formais em relação a dezembro de 2018.

Governo comemora

O governador Carlos Moisés reforça que “esses números mostram a confiança do setor produtivo nos rumos que o Estado está tomando. Vamos trabalhar para que os dados positivos se mantenham e até melhorem”.

Ele prossegue, afirmando que, “os esforços [do governo] são no sentido de desburocratizar e facilitar a vida de quem gera empregos, além de intensificar os investimentos em infraestrutura”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino também avaliou o resultado. “Seguiremos apoiando o setor produtivo e nos esforçando para atrair novas empresas para o estado, com foco em mais oportunidades aos catarinenses”, afirma.

Brasil

Pelo quinto mês seguido, o Brasil teve saldo positivo no emprego formal. Em agosto, a expansão foi de 121.387 vagas, decorrente de 1.382.407 admissões e de 1.261.020 desligamentos. No acumulado de 2019, foram criados 593.467 novos postos. No mesmo período de 2018 houve crescimento de 568.551 empregos.

+

Empregos e Concursos

Loading...