31º Schützenfest começa nesta quinta em Jaraguá do Sul

Atualizado

Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, já está em clima de festa para a abertura da 31º Schützenfest. Considerada a Maior Festa de Atiradores do Brasil, a abertura do evento ocorre nesta quinta-feira (7), às 19h, no Parque Municipal de Eventos da cidade.

Esta é a 31º edição da Maior Festa dos Atiradores do Brasil – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Para a noite de abertura, a festa promete um espetáculo a parte. Segundo a organização, como o primeiro ato da cerimônia serão chamadas as 32 majestades do tiro, além de autoridades municipais e estaduais. Outra novidade desse ano é a presença dos comandantes das marchas com suas espadas durante a primeira noite.

Após a execução do hino nacional e de Jaraguá do Sul, a abertura ainda contará com os “Três Vivas” tradicionais, seguidos do tiro simbólico. Essa também é a primeira vez que mulheres foram convidadas para participar do ato.

A festa ainda contará com apresentações folclóricas e a sangria do primeiro barril de chope. A entrada no primeiro dia de festa é gratuita e é aberta para toda a comunidade.

O que é a Schutzenfest?

A primeira edição da festa ocorreu em 1989. Criada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocú, a festa tem como inspiração as celebrações realizadas na Alemanha.

O tiro esportivo é a principal atração do evento. Além das competições entre as sociedades, a Schützen ainda conta com estandes de tiro que são abertos à comunidade. Entre as modalidades praticadas estão o chumbinho e a seta.

A Festa dos Atiradores acontece entre os dias 7 e 17 de novembro e é uma realização da prefeitura com apoio das associações de tiro. Os ingressos para cada dia de evento (tirando a abertura) custam entre R$ 8 e R$ 15 e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site loopticket.com.br ou na bilheteria do evento. Crianças até 12 anos incompletos não pagam.

A programação completa do evento pode ser conferida no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Leia também:

Cultura