5 dicas para não errar na hora de escolher o vinho ideal para o casamento

Com o cardápio definido, a escolha dos vinhos servidos fica muito mais fácil – Foto: Divulgação/Freepik

A tarefa de escolher as bebidas da festa demanda uma lista de critérios para escolher, principalmente, quais são os vinhos que mais harmonizam com o cardápio e o paladar dos convidados. Para não ter dor de cabeça nessa hora e ajudar nesta escolha, saiba quais são os cinco passos importantes:

Número de convidados

Antes de comprar os vinhos da festa, é preciso já ter em mente o número de convidados para fazer o cálculo de quantas garrafas devem ser compradas. Além disso, é preciso ficar atento se o vinho vai ser a bebida principal. Caso seja, neste caso é calculado, em média, uma garrafa para cada quatro pessoas. 

Tipos de bebidas

Outro ponto importante é saber quais são as bebidas escolhidas para o cardápio, além do vinho. Isso porque essa variação também influencia na quantidade de vinhos que podem ser comprados. Na dúvida em quais tipos escolher, os mais comuns costumam ser os espumantes, brancos, rosés e tintos. 

Cardápio

Com o cardápio definido, a escolha dos vinhos servidos fica muito mais fácil. Isso porque cada tipo de menu harmoniza com um vinho diferente. O ideal é que não se tenha muitos rótulos para não confundir o paladar dos convidados: até duas opções por tipo é o padrão. 

Taças

Para cada tipo de vinho, existe uma taça diferente. Por isso, é importante que esteja atento nas escolhas da bebida para que não seja servido de maneira errada. 

Horário da festa

Seja ela de dia ou à noite, isso não influencia na escolha do vinho. Na verdade, a combinação está mais alinhada com o menu e com a estação do ano. 

Leia também

Mais conteúdo sobre

Gastronomia