Acostamento atinge meta de crescimento unindo moda, inovação e responsabilidade social

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A nova unidade da marca Acostamento, de 25 mil m², e o investimento de R$ 20 milhões marcaram o ciclo de expansão nacional e internacional, gerando 4 mil empregos diretos e indiretos. A transferência da sede de São Paulo para o Vale do Itajaí ocorreu em função de Santa Catarina ser o maior polo têxtil do país e referência em inovação.

Segundo o presidente, Raritom Pasquini, “estar sediado no mais tradicional polo de confecções do Brasil faz parte da estratégia da empresa de integrar um ecossistema têxtil único que reúne tecnologia para toda a cadeia produtiva, fornecedores, prestadores de serviço e mão de obra especializada”.

A Acostamento está presente em cinco mil pontos de venda no país. Destes, cerca de três mil varejistas são compradores frequentes que atualizam seus estoques a cada nova coleção. Cada um desses pontos de vendas consome em média R$ 20 milhões em produtos no atacado. Por ano, são quatro coleções na linha adulto, duas na linha Young, além das linhas de acessórios e calçados que acompanham cada coleção.

Coleção Outono da grife foi apresentada recentemente no Acostamento Sunset | Foto Hermes Bezerra/Divulgação/ND

Lançamento da Coleção Outono 2020

No momento, a coleção Outono 2020 da grife de moda premium da marca está em produção. Ela foi apresentada no dia 5 de outubro, na Casa Alto Lagoa, durante o Acostamento Sunset. O evento reuniu convidados ligados ao mercado da moda e da sociedade catarinense, além de empresários e formadores de opinião de todo o Estado.

“Temos mais de cinco mil pontos de vendas no país e mais de 150 lojas multimarcas por todo o Estado. Começamos por Florianópolis porque é a nossa casa, agora somos daqui”, pontua o vice-presidente executivo da grife Acostamento, Delton Batista.

Unidade instalada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina | Foto LL Comunicação/Divulgação/ND

Parceria com empresas de inovação

A parceria com empresas e startups do ecossistema de inovação catarinense também é uma das prioridades da marca. Empresas especializadas em áreas como big data, analytics, machine learning e tecnologia 4D, por meio da GoFind, Inside the Box, DGL e Deepen, e fornecedores de sistemas de gestão como Totvs, Sênior e Wise, e a Size Bay e Magento, focada nas iniciativas de marketplace, B2C, B2B e B2E (Business-to-Employee), são algumas das parceiras.

“Se a moda é um setor marcado por antecipar tendências e projetar o futuro, o uso de tecnologias se tornou fundamental para conversar com o novo perfil de consumidor”, afirma Batista.

Presidente do conselho, Antonino Pasquini; presidente do grupo, Raritom Pasquini; e o vice-presidente executivo, Delton Batista | Foto LL Comunicação/Divulgação/ND

A Acostamento é pioneira no país na integração de conteúdos e dados que facilitam o dia a dia das lojas e representantes. Entre as novidades, está o novo portal de e-commerce da marca, lançado em novembro, com a aplicação do conceito omnichannel, com integração de todos os serviços e canais de atendimento para o cliente, as multimarcas e os representantes.

Em parceria com a Audaces, a marca lançou o primeiro 4D do país onde o  cliente consegue escolher e visualizar o produto no corpo com 99% de precisão, inclusive no caimento. Também é a primeira do país do setor da moda a utilizar gamificação por meio da Rede Alcateia, plataforma criada com a empresa de TI florianopolitana Inside The Box, conectando os embaixadores em todo o Brasil.

Funcionando desde agosto, a Acostamento também realizou projeto pioneiro no Brasil que utiliza a tecnologia de geolocalização de produto, desenvolvida pela Gofind, de Joinville, que permite ao consumidor visualizar a loja física mais próxima para encontrar o produto desejado.

“Buscamos nos manter no topo e, para isso, é preciso constante inovação, altíssima qualidade em todo o processo, uso das estratégias de transformação digital e manter conexão emocional com nosso público”, comenta Delton.

Responsabilidade social 

A responsabilidade social é uma das prioridades da Acostamento. Reforçando sua crença no impacto positivo das empresas, a grife oficializou ação inédita com o Balé Bolshoi, por meio do apoio com uniformes, alimentação e materiais de ensino, e parceria com o Instituto Guga Kuerten, onde parte da renda de todas as peças da Acostamento Young é destinada ao projeto do tenista, que atende milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Assim como a Acostamento, essa nova geração é comprometida com um mundo melhor. Por isso, cada vez mais nossa plataforma de responsabilidade social é um importante componente da marca”, explica o vice-presidente.

Estímulo à doação de sangue

Em iniciativa inédita no mercado da moda, os consumidores doadores ganham R$ 100 em compras no e-commerce da marca, e os parceiros do varejo terão suas boas ações premiadas por meio de inovadora plataforma.

Para participar, basta se dirigir a qualquer banco de sangue de sua região, realizar a doação e enviar o comprovante para a Acostamento. A marca responderá com um voucher de R$ 100 e um código para efetivar a compra com desconto.

“A indústria da moda, pela sua própria razão de existir, exerce grande influência no comportamento das pessoas. Exatamente por isso, temos a importante função de nos tornarmos agentes de transformação social, um propósito que guia todas as ações da Acostamento. A doação de sangue é uma necessidade urgente nos bancos de sangue de todo país, por isso é uma das campanhas que decidimos abraçar de forma bastante ativa”, enfatiza Delton.

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