Alberto Ferreira lança livro de contos nesta quarta em Joinville

Divulgação

Andanças. Alberto aborda memórias alheias no livro

Criatividade e observações do cotidiano são os ingrediente dos textos de Alberto Ferreira que,  nesta quarta-feira  à noite, lança o livro “O Catador de Memórias”, uma reunião de 21 contos. Durante o evento Alberto fará um bate-papo com estudantes do Colégio Senador Rodrigo Lobo e os convidados.

O título do livro é emprestado do último conto da obra, que traz a história de Manfredo, um sujeito solitário que vaga pelo mundo literalmente “catando memórias” dos outros, já que nasceu com um estranho dom que o autor prefere não revelar. “No fundo, no fundo, somos todos ‘catadores’, navegando pela vida acumulando memórias que irão acalentar-nos no futuro… Ou amaldiçoar”, divaga Alberto.

Ao abordar temas contemporâneos, Alberto revela que o material produzido não é composto por memórias dele, e sim, da observação das relações humanas no dia a dia. “Os assuntos do livro vão desde sonhos, da inocência e das angústias da infância, além da necessidade de afeto, aceitação e ternura do ser humano”, explica.

Graduado em história pela Univille, Alberto nasceu na mineira Araguari e andou “catando memórias” em suas passagens por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e o litoral da Bahia. Há dez anos mora em Joinville, onde decidiu transformar em literatura, entre as horas do ofício de analista de sistemas, as memórias das muitas andanças.

Também educador e palestrante, o escritor tem vários artigos publicados em jornais e revistas, além de cadernos de iniciação científica sobre a história de Joinville. Atualmente faz pós-graduação em psicologia transpessoal pela Unipaz. A publicação do livro pela editora Livre Expressão teve apoio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura), da Fundação Cultural de Joinville.

Entre os projetos que pretende desenvolver está o lançamento de mais um livro sobre os “meninos revolucionários”, um grupo de amigos que conviveram durante a infância na mesma rua, no período da ditadura no Brasil.

Serviço:

O quê: lançamento do livro “O Catador de Memórias”, de Alberto Ferreira

Quando: quarta-feira (17), às 19h

Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Mueller

Quanto: Entrada gratuita. Livro custa R$ 24,90. Obra será comercializada nas livrarias Curitiba, Midas e Saber

Mais conteúdo sobre

Literatura