Arquivo Público de Santa Catarina realiza exposição virtual

O Arquivo Público de Santa Catarina realiza uma exposição online de seu acervo. Organizada pelos funcionários para a Semana Nacional dos Arquivos Públicos, a mostra apresenta documentos importantes para a história do Estado.

Arquivo público de Santa Catarina apresenta sua primeira exposição virtual – Arquivo Público/Divulgação

Dividida em três seções, a exposição remonta o histórico da construção e consolidação do Arquivo Público. A atividade era atrelada a Secretaria do Interior e Justiça, durante o governo de Hercílio Pedro da Luz.

Em 1960, após decisões de fechamento, o arquivo é recriado e reconhecido como órgão de administração de documentos históricos. Desde 2006, o Arquivo está em no prédio da Imprensa Oficial do Estado, no Saco dos Limões. Ao todo, foram seis mudanças de espaço físico nos 59 anos de existência.

A exposição foi planejada para a Semana Nacional dos Arquivos Públicos realizada entre os dias 3 e 8 de junho. O evento teve como objetivo divulgar os arquivos nacionais e alertar para a importância desses espaços para a preservação da história.

Arquivo Público deve ganhar novo prédio

Em dezembro de 2018 um temporal causou o destelhamento da sede do Arquivo, no Saco dos Limões. O prédio teve telhas arrancadas pelo forte vento e infiltração em duas salas, molhando algumas das publicações do acervo.

Uma força-tarefa foi montada para secar e recuperar os documentos históricos que somam mais de 200 mil volumes Mesmo assim, o Arquivo Público segue fechado para visitantes desde o temporal.

A proposta da Secretaria de Administração do Estado é transformar o antigo colégio Antonieta de Barros, no Centro de Florianópolis, na sede do Arquivo Público de Santa Catarina. O custo da obra de restauração é estimado em R$ 5 milhões.

Serviço:

O quê: Exposição Arquivo Público de Santa Catarina

Acesso no link

Cultura