Arte e cultura acessíveis à comunidade

Atualizado

Utilizar a arte como uma forma de expressão e também de aprendizado. Essa é uma maneira prazerosa de se iniciar uma atividade nova, ou simplesmente desenvolver suas habilidades artísticas. O assunto é tão relevante que em 2016 foi sancionada a Lei 13.278, que determina obrigatório o ensino de artes visuais (pintura e desenho, por exemplo), dança, música e teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. Mantendo o seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida, o Sesc oferece à comunidade cursos livres de arte e cultura em 30 Unidades da Instituição em todo o Estado. Dança de salão, balé, musicalização, violão, desenho, pintura e teatro são algumas das 28 opções oferecidas para quem deseja despertar a criatividade, estimular o pensamento crítico e a sensibilidade ou até
mandar a timidez embora.
Kamila Debortoli, analista de programação social na área de Cultura do Sesc-SC explica que os cursos oferecidos são voltados ao ensino e a prática artística, organizados a fim de desenvolverem as potencialidades dos alunos. “Pensamos em proporcionar o conhecimento específico na linguagem escolhida e também na experiência artística, com profissionais capacitados. Os cursos proporcionam também a socialização e integração dos alunos”.
Matrículas abertas o ano todo
No início de 2019, seis mil vagas foram abertas em todo o Estado e em algumas modalidades é possível se inscrever durante o ano, já que cada Unidade do Sesc tem cursos específicos e as matrículas dependem da disponibilidade de vagas. Para trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e seus dependentes, os valores são diferenciados.
As aulas de dança são as mais concorridas e entre os instrumentos musicais, o violão é um dos mais populares. Para a instrutora Renata Oliveira, qualquer pessoa pode aprender a tocar. “Tem todo o aspecto de envolvimento, perseverança e insistência. Eu sempre falo que o início é a parte mais delicada, porque você precisa superar as dificuldades, as barreiras motoras que aparecem, mas isso é uma fase. Eu sou a favor da oportunidade da arte, do ensino da arte pra todos e a música está dentro disso”, finaliza.
Talento à mostra
Independente da modalidade escolhida, os talentos desenvolvidos no decorrer do ano são apresentados nas Mostras Anuais de Dança e Música do Sesc, que dá aos alunos a oportunidade de participarem de um espetáculo e terem contato com a plateia. Ao final deste ano, a aposentada Resilamar Machado subirá mais uma vez ao palco. Aluna do curso de teatro da unidade do Sesc Prainha, em Florianópolis há 8 anos, ela comenta que muita coisa mudou em sua vida nesse período, como “a autoestima, coragem e até a vontade de viver, pois quando você se aposenta fica meio perdida. Aqui eu encontrei amigos, percebi que sou capaz, que não sou limitada e descobri uma força tão grande que é difícil de explicar”.

Mais conteúdo sobre

Sistema Fecomércio SC