Bloomsday 2019: Teatro da UFSC recebe espetáculo gratuito neste final de semana

Parte da programação do Bloomsday 2019, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) recebe duas sessões da peça “Minha Pequena Irlanda”, neste sábado (15) e domingo (16).

Peça “Minha Pequena Irlanda será apresentada neste final de semana em Florianópolis – Dayana Rios/Divulgação

Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro.

“Minha pequena Irlanda” é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle. O romance foi publicado em 1939.

A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formada pela professora Dirce do Amarante, por alunos da UFSC e da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e da pós-graduação em Estudos da Tradução.

Bloomsday homenageia personagem de James Joyce

O Bloomsday é uma homenagem ao protagonista do romance Ulisses, escrito por James Joyce. A obra do século 20 é considerada um clássico literário.

No Brasil, o Bloomsday é festejado há mais de duas décadas. O evento aconteceu no país pela primeira vez em 1988, em São Paulo.

Em Florianópolis, a primeira edição do evento aconteceu em 2002, e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

Em diversas partes do mundo celebra-se o Dia de Bloom, ou Bloomsday, em homenagem ao protagonista do romance Ulisses – obra de James Joyce que revolucionou a prosa de ficção no século 20.

Serviço:

O quê: Espetáculo “Minha Pequena Irlanda”

Quando: 15/6 às 18h e 16/6 às 17h

Onde: Teatro da UFSC, Rua Desembargador Vítor Lima, nº 117, Trindade, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Teatro