Centro cultural oferece oficina de colagens em Florianópolis

Oficina de colagem - Faferia/ Divulgação
A técnica de colagem  contrapõe através de formas e arranjos os modelos da arte considerada tradicional – Faferia/ Divulgação

Uma oficina de técnica de colagens será oferecida no centro cultural Faferia nesta quinta-feira (14), das 14h às 19h, no Centro de Florianópolis. O encontro será mediado pela artista Patrícia Peccin, mestre em ilustração que já desenvolveu cursos como o “Livro de Artista”. As inscrições podem ser feitas pela internet ou na própria instituição.

A oficina quer despertar nos participantes processos criativos através do estudo de obras de diversos artistas, para compreender os princípios da composição de imagens. O objeivo é ampliar as possibilidades gráficas para a produção de figuras através de recortes, uso de linguagens e técnicas de colagem com suporte de outras referências e exercícios de criatividade. O conteúdo programado inclui o estudo da história da técnica, movimentos artísticos, relação entre imagem e movimento e Lei da Gestalt. A turma tem número máximo de dez alunos, aceitando inscrições de maiores de 13 anos.

A colagem começou a ser praticada por grupos de artistas no século 20.  A técnica pertence os movimentos dadaísta, surrealista e cubista, e contrapõe através de formas e arranjos os modelos da arte considerada tradicional. O procedimento artístico representa um ponto de inflexão e libertação práticas comuns. Para incentivar a produção durante a  oficina serão fornecidos materiais como apostilas, guache, jornais, revistas e papéis coloridos. O participante deve levar tesoura, cola bastão e, se preferir,  publicações para recorte de sua preferência.

A responsável pelo evento, Patrícia Peccin, desenvolve diversos trabalhos ligados ao universo artístico. A gaúcha produziu entre 1999 e 2012 peças publicitárias, dirigiu e produziu conteúdo audiovisual. Atualmente com o Selo Patifaria produz e publica livros feitos a mão. Em Florianópolis, Peccin já participou de exposições na Fundação Badesc, Museu Histórico de Santa Catarina, Feira Balaclava e Galeria Colecionador 669.

Serviço:

O quê: Oficina de Colagem

Quando: 14/2, das 14h às 19h

Onde: Faferia, Rua Fernando Machado, 261, Centro, Florianópolis

Quanto: R$ 180

Artes