CIC recebe festival de cinema sobre diversidade

Atualizado

Até o dia 18 de maio acontece em Florianópolis a segunda edição da Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina. O festival exibe 30 curtas-metragens e três filmes com temas relacionados à diversidade sexual e de gênero. As sessões gratuitas serão realizadas no CIC (Centro Integrado de Cultura).

Exibido no festival, “Bixa Travesty” conta a história de da cantora Linn da Quebrada – Reprodução/ND

O festival promove sessões dos longa-metragens “Divinas Divas”, “Bixa Travesty” e “Tinta Bruta”, além de rodas de conversa e intervenções urbanas. Para a mostra competitiva foram selecionados curtas-metragens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraíba.

A escolha do vencedor será feita pelo público, que receberá ao fim de cada sessão uma cédula para votação. O anúncio dos vencedores será feito no encerramento do Festival, no sábado (18). No mesmo dia, a Transforma fará a projeção de curtas experimentais no Centro Histórico de Florianópolis.

Na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17) acontece a mostra paralela do Festival com os títulos “Queerança” e “Mostra 44”. Serão exibidos cinco curtas-metragens com debates após as sessões.

A Transforma é realizada e produzida pela ADEH (Associação de Direitos Humanos com enfoque em Sexualidade) e pela BAPHO Cultural, produtora independente LGBTI+. O festival conta com os apoios do Cineclube Cinema Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), do MIS (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina), da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) e do Governo do Estados de Santa Catarina.

Serviço:

O quê: Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

Quando: 15 a 18/5

Onde: CIC (Centro Integrado de Cultura), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Cinema