Cinema do CIC exibe filmes mexicano, belga e brasileiros durante o mês de junho

Com a exibição de curtas e longas-metragens e entrada gratuita, a nova programação do Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) começa nesta quinta-feira (30) e se estende durante o mês de junho.

O documentário “Favela Gay” será exibido entre 20 e 23 de junho – Reprodução/ND

A programação inclui o mexicano “Amores Brutos”, o belga “Eu, Tu, Ele, Ela” e os documentários brasileiros “Favela Gay” e “O Jabuti e a Anta”.

Organizado pelo Curso de Cinema da Unisul em parceria com a FCC (Fundação Catarinense de Cultura), a mostra também traz as melhores produções das edições 2017 e 2018 do Festival Minuto e o Circuito FAM (Florianópolis Audiovisual MERCOSUL).

Confira a programação completa

De 30 de maio a 2 de junho de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

Amores Brutos

Direção: Alejandro González Iñárritu

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio, que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana, usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria, uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo, um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.

Dias 6 e 7 de junho de 2019 (quinta e sexta-feira), às 20h e às 21h:

Rede de Exibição 2019 do Festival do Minuto

Todos os anos, o Festival do Minuto organiza a Rede de Exibição do Minuto, evento offline no qual os melhores minutos do ano anterior são exibidos gratuitamente por todo o Brasil. O Festival está oferecendo duas mostras: os Melhores Minutos de 2018 e os de 2017, com produções de até um minuto feitas por realizadores, que foram destacadas pela curadoria ao longo do ano.

Na quinta-feira (6) será exibida a Mostra Melhores Minutos 2017, com duração de 49 minutos. Na sexta-feira (7), é a vez da Mostra Melhores Minutos 2018, com 30 minutos de duração. As sessões das 21h terão legenda e audiodescrição em ambos os dias.

Dias 8 e 9 de junho (sábado e domingo), às 20h:

Circuito FAM de Cinema

O Circuito FAM de Cinema – mostra itinerante e não-competitiva – contempla os filmes premiados no 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul. Será realizado em parceria com o Sesc de 8 a 28 de junho de 2019, nas cidades de Caçador, Chapecó, Concórdia, Curitibanos, Brusque, Florianópolis, Lages, Palhoça, Joinville e Tijucas. O evento prevê a realização de debates com a presença da equipe do FAM e tem como objetivo não só o fortalecimento da cinematografia latino-americana, o acesso à cultura, como também o apoio e reconhecimento do trabalho dos agentes locais de promoção cultural, educativa e social.

No sábado (8), ocorre a Abertura do Circuito FAM de Cinema, com os filmes Sociedade Etiquetada; Garoto VHS; Flecha Dourada; O Malabarista; Severo, Severino; Sólido; Boca de Fogo. A sessão terá 86 minutos de duração. No domingo (9), é a vez dos filmes Domingos Bugreiro; Casa Cheia; Antolina; moT; Por Amor; Berro; Torre. A duração será de 105 minutos.

De 13 a 16 de junho de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

Eu, Tu, Ele, Ela

Direção: Chantal Akerman

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Julie é uma jovem mulher que se auto-impõe o isolamento dentro de sua casa. Depois de muito tempo passando os dias movendo seus móveis, pintando suas paredes e escrevendo diários, ela finalmente decide deixar o apartamento e parte para um destino desconhecido. No caminho, ela aceita carona de um motorista de caminhão, com quem acaba tendo um caso durante a viagem. Depois disso, ela vai ainda atrás de uma antiga namorada – todos esses encontros íntimos se mostrando extremamente conflitantes com sua antiga vida de solidão.

De 20 a 23 de junho de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

Favela Gay

Direção: Rodrigo Felha

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: A homossexualidade dentro das favelas cariocas. Temas como homofobia, preconceito, trabalho e aceitação da família, a partir da perspectiva de gays e lésbicas, que contam seus cotidianos dentro da comunidade. Um retrato de como, apesar das adversidades, essas pessoas constroem suas próprias histórias através da educação, da arte e da política.

De 27 a 30 de junho de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

O Jabuti e a Anta

Direção: Eliza Capai

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Após a grande seca que acabou com os estoques de água nos reservatórios da região do sudeste, a documentarista Eliza Capai decide investigar as faraônicas obras de reservatórios na região da floresta Amazônica, conversando com a população ribeirinha, os pescadores e os indígenas que habitam as margens do rios Xingu, Tapajós e Ene.

Mais conteúdo sobre

Cinema