Com artistas nacionais e internacionais, CIC sedia Festival de Esculturas Itinerantes

Juarez Machado - Divulgação/ FCC
O joinvillense Juarez Machado já expos na França, Itália e Japão  – Divulgação/ FCC

O Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a partir desta sexta-feira (15) o Festival de Esculturas Itinerantes. Com a participação de 26 artistas de diferentes Estados do Brasil e internacionais, a mostra foi criada a partir dos resultados do Festival de Esculturas do Rio de Janeiro. O evento terá sua quarta edição em abril de 2019 na capital fluminense, ocupando, simultaneamente, diferentes museus, centros culturais e praças da Cidade. A exposição fica aberta até 10 de março, com entrada gratuita, no Espaço Lindolf Bell.

O Festival Itinerante existe desde julho de 2017 e já passou pelo Museu Nacional da República, em Brasília, pela Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. Com a curadoria e organização do produtor de artes visuais carioca Paulo Branquinho, a mostra apresenta esculturas de diferentes técnicas, materiais e estilos. O visitante passeia pela diversidade.

Entre os artistas catarinenses participantes estão a arquiteta Giovana Zilmerman, a escultora Pita Camargo e Juarez Machado. O último nasceu em Joinville em 1941, com trabalhos desenvolvidos na ilustração, cenário para teatro e televisão, escultura, desenho e gravura humor. Machado é artista plástico formado na Escola de Belas Artes do Paraná, ganhando destaque internacional com exposições tem São Paulo, França, Japão e Itália. Atualmente dirige o Instituto que busca levar arte aos moradores do Norte Catarinense.

Pita Camargo no Festival de Esculturas Itinerantes - Divulgação/ FCC

Pita Camargo já fez exposições no Museu de Arte de Santa Catarina e no Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil – Divulgação/ FCC

O blumenauense Pita Camargo, destaque no evento, atua desde 1982 no circuito artístico do estado. Trabalhando com escultura, modelagem e forma, o artista já apresentou seu trabalho no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e no 1º Simpósio Internacional de Escultura do Brasil. Outros participantes são os cariocas Gonçalo Ivo, Raul Mourão, Marcos Cardoso, Robson Macedo, Gianguido Bonfanti , Cris Cabus,  o paulista Ângelo Augusto Milani, o mineiro Jorge dos Anjos, a chilena Lorena Olivares,  o italiano Renato Brunello e o dinamarquês Jesper Neergaard.

Serviço:

O quê: Abertura do Festival de Esculturas Itinerantes

Quando: 16/2, 18h

Onde: Espaço Lindolf Bell, Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Informações: (48) 3664-5555

Relação completa de artistas participantes do Festival de Esculturas Itinerantes:

Albenzio Almeida – RJ

Anderson Dias – RJ

 ngelo Augusto Milani – SP

Carlos Muniz – MG

Cecília Ribas – RJ

Cris Cabus – RJ

Dudu Garcia – RJ

Gabriel Fonseca – RJ

Giovana Zilmerman – SC

Gonçalo Ivo – RJ

Jesper Neergaard – Dinamarca

Jorge dos Anjos – MG

Juarez Machado – SC

Lorena Olivares – Chile

Marcelo Gomes – RJ

Marcos Cardoso – RJ

Paulo Jorge Gonçalves – RJ

Pita Camargo – SC

Raul Mourão – RJ

Renato Brunello – Itália

Roberto Chagas – RS

Robson Macedo – RJ

Rodrigo Pedrosa – RJ

Sandra Passos – RJ

Teresa Mazzei – ES

Zé Tarcísio – CE

Artes