Completam-se, nesta terça (13), 120 anos do mestre do suspense Alfred Hitchcock

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Completam-se nesta terça, 13, 120 anos do nascimento de um dos grandes do cinema – Alfred Hitchcock, que se tornou conhecido como mestre do suspense. Em 1995, quando se comemorava o centenário do cinema, uma enquete realizada com críticos, cineastas e historiadores de todo o mundo apontou-o como o maior e mais influente diretor da história.

Alfred Hitchcock é um dos maiores gênios do cinema – Divulgação/ND

Em 2012, outra enquete – do British Film Institute – levou à escolha de “Vertigo”, de 1958 (“Um Corpo Que Cai”, no Brasil), como melhor filme de todos os tempos, à frente dos tradicionais vencedores, “Cidadão Kane”, de Orson Welles, e “O Encouraçado Potemkin”, de Sergei M. Eisenstein.

A data redonda não passará em branco. Na TV paga, o Telecine Cult promove uma maratona que deve começar às 11h, com “Topázio”, de 1967. Ao longo de 12 horas ininterruptas, serão apresentados seis filmes, entre eles os que integram a trilogia edipiana do mestre. “Psicose”, de 1960, “Os Pássaros”, de 1963, e “Marnie, as Confissões de Uma Ladra”, de 1964, formam um bloco de notável coerência de temas e forma. O último, esnobado na época, ganhou status de obra cult.

François Truffaut, o crítico e cineasta que foi tiete de Hitchcock, definiu-o como obra-prima doente. É visceral – a trajetória de uma mulher para se libertar dos grilhões psicológicos que lhe produziram um trauma sexual – e também foi um filme traumático para o diretor. Homem de uma só mulher – Alma Reville, companheira na arte e na vida -, o velho Hitch enlouqueceu de desejo por sua estrela e cometeu o que hoje é reconhecido como assédio. Tippi Hedren não apenas resistiu como o rejeitou. O abalo que isso representou para ele pode estar na origem do inexorável declínio que se seguiu.

Críticos costumam dizer que Hitchcock e Freud nasceram um para o outro. Seus filmes são psicanalíticos. Possuem grandes cenas, e você ainda pode votar na enquete do Portal Estadão, para apontar a melhor. A morte na ducha de “Psicose”, o ataque do avião em Intriga Internacional, etc. Hitchcock, formado pelos jesuítas, elevou, com seu suspense, o medo à condição de uma das mais belas artes.

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