Confira a programação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

A 18ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece entre os dia 29 de junho e 6 de julho. A programação deste ano reúne mais de 50 produções nacionais e internacionais com exibição gratuita para crianças e adultos.

Mostra de Cinema Infantil exibe 50 produções – Divulgação/ND

As sessões acontecem no Teatro Governador Pedro Ivo Campos e no Cinema do Centro Integrado de Cultura. Além das exibições, a mostra contará com oficinas e shows de música.

A primeira exibição acontece no sábado (29), às 14h, com a sessão Longa Internacional. O filme apresentado será a aventura “Tesouros”, uma produção mexicana que terá dublagem ao vivo feita por crianças.

Na sequência haverá as sessões de curtas nacionais e que fazem parte da Mostra Competitiva, concluindo com a pré-estreia do longa-metragem de animação Dilili em Paris, dirigido por Michel Ocelot.

Da China vem também outro longa estreante: a animação Aventuras de Brinquedos, de Gary Wang, com exibição às 16h30. Esta será o destaque da programação de domingo (30), que começará às 11h, com uma novidade na história da Mostra: a Sessão Inspira Fundo  – dedicada aos bebês – no CIC (Cinema do Centro Integrado de Cultura).

É a primeira vez que acontece uma sessão deste gênero na mostra, e que contará com uma conversa com a realizadora dos vídeos, Clarice Cardell.

A partir das 14h, as atenções se voltam para o Teatro Pedro Ivo com as sessões competitivas de curtas Internacionais e nacionais.

A produção mexicana “Tesouros” faz sua estreia no cinema nacional – Divulgação/ND

Fecha a programação do primeiro final de semana a sessão Cinema ao Vivo, projeto do MIS (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina) e que consiste na exibição de clássicos do cinema mudo com trilha sonora executada ao vivo.

Para a Mostra, o MIS exibirá a comédia “O Circo”, de Charlie Chaplin, acompanhada pela tradicional Banda da Lapa, de Florianópolis.

O primeiro final de semana concentra a programação de filmes para o público em geral, já que durante a semana as sessões são dedicadas às crianças de escolas das redes públicas da região – todas mediante agendamento.

Todos voltarão a se encontrar no Teatro Pedro Ivo no dia 6 de julho para o encerramento do festival, às 16h, mas não com filme e sim com o musical infantil “Festa”, da premiada banda Mirim, de São Paulo.Também com entrada gratuita.

Após a festa no palco, o público poderá prestigiar a sessão Cinesolar, com exibição dos melhores filmes da Mostra ao ar livre por meio de uma estação móvel que se utiliza da captação da energia solar.

Mostra Infantil comemora 18 anos

A edição deste ano celebra os seus 18 anos sem nunca deixar de acontecer em nenhum ano. Soma-se a isso a formação de uma consolidada plateia que literalmente cresceu acompanhando a mostra, bem como projetar os trabalhos de uma legião de cineastas, produtores e artistas.

Para além dos filmes, shows oficinas para as crianças, bate-papo com realizadores e até lançamento de livros, outro ponto forte da programação são as oficinas, como a Fórum de Cinema e Educação que promove a sessão Primeiras Experiências – sobre a produção audiovisual nas escolas -, além das oficinas de animação stop motion e “Brincando de Youtuber – uma introdução ao cinema documentário”.

Serviço:

O quê: Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Quando: 29 a 6/7

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo Campos e Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis

Quanto: Gratuito

Cinema