Conheça o som da “menor bateria do mundo”, feita por cozinheiro de Florianópolis

Atualizado

O cozinheiro de Florianópolis Maicom Duarte Grevinel, 31 anos, aprendeu a tocar bateria com 15, sem nenhum professor ou tutoriais da Internet. Desde garoto apaixonado por música, ele inovou, reinventou o instrumento e criou seu próprio instrumento, bem diferentes dos habituais.

Maicom e seu talento para “soltar o som” em pequenas baterias – Divulgação/ND

Dois anos após adquirir uma bateria eletrônica modelo Shelter STD 80, ele a desmanchou e fez outra em um modelo acústico compacto, utilizando materiais recicláveis como canos PVC, sintético ou náilon mosquiteiro para as peles de caixa, tons, bumbo, swing e madeira. Ele usou até um escorredor de louças como trave para suporte de pratos e tons, para montar uma minibateria.

Influenciado pela música gaúcha, o cozinheiro deixou o equipamento com a qualidade musical de qualquer instrumento utilizado por bandas. Maicom nunca tocou em um grupo, mas sempre sonhou ser profissional na área. Para divulgar seu trabalho ele posta, nas redes sociais, sua invenção, onde também ensina como operar a bateria, que mais parece uma réplica em miniatura do original.

No entanto, quando tocado, o pequeno instrumento surpreende pela sonorização e acústica que consegue produzir. Após criar e testar a miniatura, quando foi apresentar a sua criação a amigos, o cozinheiro conta que se surpreendeu ao receber, rapidamente, vários pedidos para fabricar e vender o produto por encomenda.

Apesar da felicidade e vontade de confeccionar mais minibaterias, Maicom explica que devido ao seu horário de trabalho, que consome muitas horas no seu dia a dia, não teve o tempo necessário para suprir estas demandas.

O instrumento conta com pratos de ataque variados, chimball, prato de acompanhamento, caixa, bumbo, dois tons e swing, que deixam muitos bateristas impressionados ao ouvir o som produzido por um equipamento tão pequeno.

Com a ajuda de um notebook para ligar e transferir o som da bateria para uma mesa de som, fone de ouvido ou auto-falantes, a mini bateria solta o som e deixa qualquer baterista apaixonado pela sua sonoridade.

No momento, Maicom Grevinel está construindo um estúdio em busca de realizar o seu sonho, que é ser músico profissional.

Música