Nova companhia dança de Florianópolis estreia espetáculo no Pedro Ivo

Em uma dança com elásticos, ao mesmo tempo em que os tecidos prendem os corpos dos bailarinos, dão a eles a opção de se soltarem no espaço. Nesse cenário, acontece uma espécie de jogo. Em campo entram as possibilidades, limitações e capacidades humanas. O primeiro espetáculo da recém-formada companhia de dança Lápis de Seda explora os movimentos do corpo e propõe um olhar diverso para o outro e para a própria vida.

Divulgação/ND

Espetáculo reúne dez bailarinos que se movimentam entre elásticos

“Convite ao olhar” estreia em Florianópolis nesta quarta-feira, no Teatro Pedro Ivo. Com direção de Ana Luiza Ciscato, a Lápis de Seda reúne dez  bailarinos com variadas capacidades, considerados com e sem algum tipo de deficiência intelectual e/ou motora. O trabalho apresentado parte de elementos do cotidiano dos bailarinos e de situações que mostram como cada indivíduo reage a diferentes situações, buscando desconstruir conceitos engessados, como o da deficiência.

O projeto integra um programa criado pelo instituto Baobah – Novas Formas de Inteligência, que trata e estimula o desenvolvimento pessoal a partir de novos recursos e de uma concepção ampliada de inteligência. “Não é só a valorização da inteligência cognitiva, mas de como podemos usar a inteligência corporal e social”, reitera Marisa Naspoline, responsável pela pesquisa do projeto.

O espetáculo de dança, conta Marisa, é apenas o primeiro de uma série de ações artísticas que estão previstas no projeto aprovado pela Lei Rouanet que conta com o patrocínio de duas empresas catarinenses, a Enercan e a Tirol. Mas segundo Marisa, a ideia é fazer outras intervenções artísticas. “Temos um grupo bem eclético e a criação de novos espetáculos é um dos aspectos do projeto”, comenta.

Antes da Capital, o grupo se apresentou em Joaçaba e em Treze Tílias. A ideia é voltar ao Oeste Catarinense em agosto e, aumentar o patrocínio, para poder leva-lo à outras cidades e estados.

 Serviço:

O quê: Espetáculo de dança “Convite ao olhar”, da companhia Lápis de Seda
Quando: 11/6, 20h
Onde: Teatro Pedro Ivo, rod. SC – 401, Km 5, 4.600, Saco Grande, Florianópolis, tel. 3665-1630
Quanto: R$ 20, R$ 10 (meia)

Mais conteúdo sobre

Entretenimento