Exposição exibe fotografias do artista e pesquisador Franklin Cascaes

Começa no próximo sábado (9) a exposição “E se os pombos voltassem?” na A_Galleria, Centro de Florianópolis. A mostra reúne fotografias históricas de Franklin Cascaes de autoria de Sérgio Vignes. Era o primeiro ensaio do então estudante de Engenharia Mecânica, interrompido pela morte em março de 1983, do pesquisador de cultura açoriana. As imagens integram o maior acervo de fotos de Cascaes.

As fotografias de Sérgio Vignes foram feitas na casa de Franklin Cascaes – Sérgio Vignes/Divulgação

O mais velho dos 12 filhos de Maria Catarina e Joaquim Serafim Cascaes, era um homem de corpo esguio, com rosto marcado por um bigode e óculos de grau. Nascido na praia de Itaguaçu no Continente começou a ter educação formal perto dos 20 anos, tendo sido impedido anteriormente pelo pai Joaquim, que considerava o trabalho na roça mais importante. Em 1941, Franklin foi professor na antiga Escola Industrial de Florianópolis, dedicando seu trabalho a pesquisa sobre o homem do litoral catarinense e as comunidades pesqueiras. O acervo que reúne sua coleção está exposto no Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral.

As 29 fotografias foram tiradas na casa onde Cascaes morava na Rua General Bitencourt. Na época, Sérgio Vignes fazia um curso de organização de ensaio fotográfico, que tinha como atividade final era a produção de um ensaio. Com incentivo de Gelci José Coelho, o Peninha, Vignes escolheu retratar Franklin Cascaes. Ao chegar à residência, não foi convidado a entrar. Tirou oito ou dez fotos na varanda, escutando o pesquisador dizer “As pombas vêm, comem milho e vão embora”. Os negativos das imagens foram levadas para o pesquisador uma semana depois, que desta vez convidou o fotógrafo para um café no interior da casa.

Sérgio Vignes se encantou pela fotografia influenciado pelo marido de uma prima, dono do estúdio Foto Brasil. O homem que não gostava muito de crianças pela barulho que elas causavam, se encantou com o silêncio do menino de dez que admirava montagem do espaço onde eram feitas as fotos. Em 2015, Vignes recebeu o Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, concedido pela Câmara de Vereadores de Florianópolis a profissionais de destaque na comunicação.

Serviço:

O quê: Abertura da exposição “E se os pombos voltassem?”

Quando: 9/3, 10h

Onde: A_Galleria, Rua Tiradentes, 153, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Artes