Exposição exibe obras de colagem produzidas em ateliê no CIC

Atualizado

Reunindo trabalhos dos artistas Alicia Ferreira e Neto Vital, a mostra “Ateliê de Colagem – Edição Verão 2019” começa nesta quinta-feira (16), às 20h, no Espaço das Oficinas do CIC (Centro Integrado de Cultura). As obras foram produzidas entre janeiro e abril deste ano em uma oficina no Ateliê de Colagem, conduzido pela ilustradora Pati Peccin.

Os trabalhos apresentados na mostra foram realizados de entre janeiro e abril de 2019 – Alicia Ferreira/Divulgação/ND

As obras apresentam várias técnicas de colagem, introduzidas ao longo de 12 encontros. A proposta da oficina foi estimular a identidade artística de cada aluno e provocar diálogos em torno das diversidades de expressões e pontos de vista a partir de um mesmo tema e de uma mesma técnica.

A colagem foi muito usada por grupos dadaístas, surrealistas e cubistas no século 20. Grandes nomes do mundo das artes como Pablo Picasso e Georges Braques usavam a técnica para suas obras. Diversos materiais podem ser criados a partir do método como mosaicos e fotomontagens.

As aulas foram viabilizadas por meio de um edital da FCC (Fundação Catarinense de Cultura). A artista Patrícia Peccin, responsável pelas oficinas, já teve seu trabalho exposto na Fundação Badesc e no Museu Histórico de Santa Catarina. Peccin atua também com a produção de livros pelo Selo Patifaria.

Serviço:

O quê: Mostra Ateliê de Colagem – Edição Verão 2019

Quando: 16/5, 20h  (abertura). Visitação até 30/6, de terça a domingo das 10h às 21h

Onde: Espaço das Oficinas, CIC (Centro Integrado de Cultura), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Artes