Feira Flamboiã reúne produções de 15 artistas brasileiros

Atualizado

Com lançamentos, oficinas e venda de artigos, acontece neste sábado (9) a Flamboiã – Feira de publicações, em A Casa Cowork, em Florianópolis. O evento reúne mesas de cinco editoras com 11 lançamentos, uma mesa coletiva com publicações de 15 artistas de diferentes partes do Brasil e, ainda, uma oficina de tipografia e xerografia.

A Flamboiã acontece neste sábado (9), às 14h, em Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

A programação inicia a partir das 14h, na A Casa Cowork, com a feira e também com a oficina “Lambezines tipoxerográficos: experimentação em tipografia e xerografia”. Ministrada por Carolina Sanches, Edson Vieira e Pablo Blanco do Grafatório (Londrina/PR), a oficina propõe a criação gráfica de um lambezine coletivo, uma espécie de livreto que pode ser desmontado, através do cruzamento entre a impressão com tipos móveis e gravuras xerográficas.

Serão oferecidas 12 vagas no valor de R$ 70,00 para custeamento da compra dos materiais e vinda dos ministrantes. A inscrição não exige pré-requisito e pode ser feita online.

Leia também:

Na mesa coletiva, estarão as publicações de Beatriz Perini, Bel Hernández, Coletivo Inço, Conspire edições, Daniela Avelar, Djuly Gava, Franxyk, Gabriel Villas, Helicoidal, Isadora Stähelin, Lucas Moreira, Nestor Jr., Nome Fantasia, Pipoca press e Sofia Brito, que envolvem fotografia, texto, desenho, performance, arquitetura, entre outras possibilidades que cabem no espaço impresso.

O local do evento é A Casa Cowork, um espaço que acabou de inaugurar na Rua João Pinto, Centro de Florianópolis, próximo da esquina da Travessa Ratclif. A Casa é um espaço de trabalho e ponto de encontro que serve chopes Unika e comida da Portugaria.

A Flamboiã

A Flamboiã é organizada por Gabi Bresola e Marcos Walickosky como uma iniciativa independente para difundir o formato de publicações de artista. Desde 2015, acontece em Florianópolis. Neste ano, assim como em 2018, não teve nenhum apoio ou patrocínio.

Enquanto este encontro é realizado, a Flamboiã de 2020 já tem recursos garantidos pelo Prêmio Elisabete Anderle, e está sendo planejada como um evento latino-americano.

Serviço:

O quê: Flamboiã – Feira de publicações

Quando: 9/11, 14h

Onde: A Casa Cowork, rua João Pinto nº 197, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito (entrada)

Mais conteúdo sobre

Artes