Fotógrafo catarinense lança livro com imagens e dicas sobre a fotografia esportiva

O fotógrafo Cristiano Schmidt Andujar lança nesta quarta-feira (5) o livro Fotografia Esportiva – Relatos, experiências e dicas de grandes coberturas esportivas, com sessão de autógrafos a partir das 19h, na Livraria Nobel, do Floripa Shopping.  Destinado a todos os amantes de esportes e da arte da fotografia, a publicação da Editora Unisul reúne 239 imagens captadas pelo fotógrafo em mais de 20 anos de carreira.

Cristiano Andujar lança livro com dicas e histórias da carreira. Foto: Flávio Tin/ND

Mais do que um livro de fotografia, Andujar aborda técnicas de fotografia e experiências vividas em competições que teve a oportunidade de cobrir. Entre os eventos estão a Copa Davis de Tênis, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), as provas de Ironman em Florianópolis, três edições de Copa América, além do curso que ministrou durante o WTA Brasil Tennis Cup, realizado em Florianópolis.

Com formação em jornalismo pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Andujar despertou para o mundo da fotografia ao acompanhar um Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo em 1995, após a morte do ídolo Ayrton Senna.  Ainda acadêmico da Univali, ganhou a primeira credencial para registrar jogos de futebol e descobriu que poderia comercializar as imagens para os jogadores.

Desde então, a carreira ganhou fôlego e Andujar já integrou equipes de assessorias de imprensa, agências de fotografia e entidades, onde adquiriu experiência na arte de fotografar além de conhecimento do mercado. Nesse período, a fotografia também evoluiu e exigiu um busca pessoal por conhecimento sobre equipamentos e técnicas. E isso é tudo que Andujar tenta replicar com o livro, dividido em dois capítulos: Técnicas e Equipamentos e Experiências.

Para Andujar, a boa foto esportiva não tem uma receita simples. A sorte também faz parte do contexto, mas o fotógrafo precisa estar familiarizado com a velocidade das ações de cada modalidade para escolher a posição certa e o equipamento ideal. “A sorte é a soma de preparo e oportunidade”, ensina.  No futebol, por exemplo, não adiante apenas ficar atento ao jogo ou a bola. “Tem que estar atento a tudo, estar ligado e ter uma visão global”, afirma.

Além das dicas de equipamentos e técnicas, Andujar conta situações interessantes como as circunstâncias do registro do halo sobre a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Postada nas redes sociais do prefeito Gean Loureiro, a foto do fenômeno viralizou e ganhou repercussão mundial.

O registro foi feito graças ao conhecimento do fotógrafo sobre o equipamento. Foi a maneira encontrada para “driblar” a claridade do dia, que dificultava o registro simples em uma única foto. “Decidi fazer um HDR (High Dynamic Range)”, conta Andujar, sobre a técnica que consiste em sobrepor três imagens com diferentes níveis de exposição para conseguir uma boa definição.

Além do trabalho na assessoria de imprensa da Prefeitura de Florianópolis, Andujar também tem clicado alguns dos principais nomes do futebol nacional, como o lateral esquerdo Filipe Luis, amigo desde os tempos de Figueirense, e o atacante Roberto Firmino, hoje no Liverpool.  O lateral catarinense inclusive assina um dos dois prefácios da publicação. O outro é assinado pelo jornalista J.B Telles.

SERVIÇO

Lançamento do Livro Fotografia Esportiva: Relatos, Experiências e Dicas, do fotógrafo Cristian Andujar.

Editora Unisul. 140 páginas

Quando: Quarta-feira (5), às 19h

Local: Livraria Nobel do Floripa Shopping

Literatura