Fotógrafos do Notícias do Dia celebram o Dia Mundial da Fotografia

Débora Klempous / ND

Olhar sobre um pino de boliche gigante instalado em comércio na SC-401, em Florianópolis

Em 19 de agosto de 1839, uma nova concepção de realidade conturbou o mundo: um físico francês anunciou oficialmente na França, para uma plateia espantada, o daguerreótipo, uma caixa escura, “mágica”, capaz de capturar o mundo real. “É o fim da pintura”, alegavam os apavorados. Que nada. Foi o começo de uma revolução artística, humana, e até hoje a data em que a fotografia se tornou de domínio público é celebrada como Dia Mundial da Fotografia.

Longe de ser apenas um registro técnico, instante decisivo ou espelho do real, a fotografia é um espaço que contém o mundo. Cada olhar, em cada momento, em cada circunstância será único e intraduzível, nem mesmo com mil palavras. “Como encarcerar em uma palavra sentimentos intangíveis e abstratos como amor, angústia ou ódio?”, pergunta a repórter fotográfica do jornal Notícias do Dia Débora Klempous. Ela mesma responde: “se palavras são inertes e não conseguem comportar muito de nossa experiência inefável, imagens são portas escancaradas para o inconcebível universo.”

Para celebrar a data, os repórteres fotográficos do Notícias do Dia apresentam seus únicos e intangíveis espaços de mundo.

(Colaborou Débora Klempous)

Fernando Mendes / ND

Movimentação policial em Florianópolis
Rosane Lima / ND

Índio Mbya Guarani na aldeia do Morro dos Cavalos
Alexandro Albornoz / ND

O Marco divisor entre Brasil e Uruguai
Daniel Queiroz / ND

Brincadeira na subida do Morro do Horácio

Entretenimento