Ilustradora catarinense é escolhida para integrar equipe de Mauricio de Sousa

Ilustrador Eduardo Ferigato, Mauricio de Sousa, Mônica   Sousa e Fefê Torquato - Divulgação/ND
Ilustrador Eduardo Ferigato, Mauricio de Sousa, Mônica Sousa e Fefê Torquato – Divulgação/ND

Fernanda Torquato não era uma leitora assídua de quadrinhos. Na infância, dividida entre as cidades Imbituba e Curitiba, a preferência era por histórias dos livros de literatura. Hoje, com 35 anos, a situação é outra. Torquato é a responsável pela criação de uma graphic novel sobre Tina, personagem desenvolvida pelo cartunista Mauricio de Sousa. O trabalho vai integrar o projeto Graphic MSP, criado para que novos artistas desenvolvam estilos e enredos diferentes para os personagens da Turma da Mônica.

O projeto, que teve seu primeiro título publicado em 2012, tem inspiração na série de quatro livros em quadrinhos que comemoram os 50 anos de carreira de Mauricio. O Graphic Novel MSP distribuiu 21 publicações até agora, com previsão de lançamento de outras quatro. Entre elas, a de Fernanda, prevista para setembro de 2019.

Sempre ligada ao mundo das artes, a catarinense foi indicada para integrar a equipe após a visualização de suas redes sociais, pelo ilustrador Vitor Cafaggi, autor da Graphic Novel Turma da Mônica – Laços, transformada em longa-metragem com estreia prevista para o próximo ano. Os desenhos divulgados nas redes são diferentes das primeiras obras de Fernanda, coloridas em preto e branco — “Gata Garota” e “Estranhos” — ambas lançadas em 2015.

Os Graphic Novels, ou romances gráficos, são caracterizados por contos com enredos mais longos que as tradicionais histórias em quadrinhos. Com roteiros mais elaborados, eles focam mais nos diálogos e relações dos personagens. A procura por esse tipo de publicação é grande, refletida, por exemplo, em eventos como o Circuito Catarinense de Quadrinhos e na Comic Con Experience, que reuniu em dezembro passado mais 200 mil pessoas.

Entretenimento