Cipriano é homenageado em exposição no Mercado Público de Florianópolis

Pintar paisagens de Florianópolis e São José era a especialidade de José Cipriano da Silva. Autodidata, o artista plástico será homenageado na exposição “A arte de Cipriano – Cores, Luzes e Sombra”, que será aberta nesta quinta-feira (22), às 19h30, na Galeria do Mercado Público Municipal de Florianópolis.

Obras originais do artista estarão expostas na Galeria do Mercado Público de Florianópolis – Reprodução/José Cipriano

No evento, Cipriano também será homenageado com a atribuição de seu nome a uma sala da Galeria do Mercado Público, que passará a se chamar “Sala José Cipriano da Silva”.

A exposição apresentará algumas obras originais já consagradas do artista, bem como outras obras inéditas e estudos feitos por ele, como livros lançados e reproduções de seus trabalhos em cartões, pôsteres e painéis que lembram projetos de Cipriano na educação infantil.

Leia também

Haverá ainda a exibição dentro da mostra o vídeo-documentário “Patrimônios Históricos da Grande Florianópolis” e também o inédito videoclipe “Figueira Querida”, com letra e música de Cipriano.

O curador da exposição, João José D’Silva, também apresentará o videoclipe “Cipriano Pintou Floripa” em homenagem ao artista feito em parceira com o músico e compositor  Alisson Motta.

José Cipriano pintou com cores vibrantes a arquitetura, a história, os patrimônios, paisagens, folclore e
tradições de Florianópolis e São José – Divulgação/ND

Uma reprodução do ateliê de Cipriano também compõe a exposição. Alguns de seus materiais de desenho e pintura, obras inacabadas e objetos pessoais serão apresentados para o visitante sentir-se envolvido na vibração artística do trabalho, talento e de sua arte.

Galeria do Mercado completa dois anos

Nesta quinta-feira (22) são celebrados os dois anos da criação da Galeria do Mercado Público de Florianópolis. Espaço de aproximação entre público e obras de arte, a Galeria já recebeu exposições de diversos artistas catarinenses que homenageavam pontos turísticos e históricos da Capital.

Serviço:

O quê: Exposição “A arte de Cipriano – Cores, Luzes e Sombra” e nomeação da “Sala José Cipriano da Silva” na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis

Quando: 22/8, 19h30 (abertura) e Visitação até 07/11, segunda a sexta-feira das 13h às 19h e sábados das 10 às 14h

Quanto: Gratuito

Artes