Leitura de poesias marca a inauguração do mural que retrata Cruz e Sousa em Florianópolis

Atualizado

Mural ganha destaque na paisagem da região central – Victor Moraes/Divulgação/ND

Já há algumas semanas que o mural que retrata o poeta simbolista Cruz e Sousa, localizado em um paredão que dá para o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, chama a atenção por quem passa na área no Centro da Capital. Fotografias feitas de vários ângulos têm sido frequentes nas redes sociais. Agora, o Mural Cisne Negro,  obra do projeto Street Art Tour assinada pelo artista Rodrigo Rizo, será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, às 18h.

O evento terá participação do ator João Batista Costa, o JB, com performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898).

O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros. A pintura é parte do Street Art Tour, projeto que movimenta a cena de arte urbana na Capital. Toda em preta e branca, a obra representa visualmente características marcantes na obra do poeta.

Dentro do projeto Street Art Tour se está desenvolvendo um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade. Na plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android) é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural  assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro. Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha.

A pintura de Cruz e Sousa é também parte de uma segunda etapa do projeto, idealizado pelo artista Rodrigo Rizo e pelos produtores Marina Tavares e Arturo Valle Junior, do Studio de Ideias. Além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.

Agende-se

O quê: lançamento do Mural Cisne Negro, obra do projeto Street Art Tour
Quando: quinta-feira, 11/7, das 18h às 20h
Onde: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Mais conteúdo sobre

Artes