Livro “Conexões” será lançado nesta quarta-feira em Florianópolis

Atualizado

A benzedeira Hilda Matias Vieira, figura marcante do Pântano do Sul, tinha como costume ficar sentada em um banco próximo ao restaurante do irmão Arante José Monteiro. Ali, acompanhada por um terço, ela benzia quem passava.

O livro “Conexões” será lançado nesta quarta-feira (3), às 19h30, na Acate – Divulgação/ND

A história de Hilda compõe o capítulo “A Benzedeira do Bem” na obra “Conexões”. O livro, uma parceria entre o jornalista Paulo Clóvis Schmitz e o fotógrafo Danísio Silva, será lançado nesta quarta-feira (3), às 19h30, na Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

Leia também

A obra é resultado de entrevistas com profissionais de 20 áreas. Em cada capítulo são apresentados as ligações dos personagens com seus campos de atuação.

São depoimentos de um pescador, um padre, uma rendeira, uma ceramista, um empresário, uma psicóloga, uma benzedeira e artistas com visões de mundo díspares.

Diferente das obras anteriormente publicadas por Paulo Clóvis e Danísio, voltadas ao registro da cultura, memória e natureza da cidade, a obra tem como foco a amplitude das conexões presentes em todos os campos e dimensões da sociedade.

Por retratar indivíduos de diferentes áreas, o livro trabalha questões distintas em cada capítulo. São contemplados aspectos da física clássica, passando pela física quântica e também pelas conexões entre ciência e religião.

Outras temáticas retratadas são os índios e espíritos, o humano e transcendental, música e frequência, conexões extraterrestres, a origem do universo e a loucura e sanidade.

Há também as falas de nativos do interior de Florianópolis. Entre eles, a benzedeira do Sul da Ilha. Morta em 2018, Hilda foi a única benzedeira do Pântano do Sul listada no projeto “Benzedeiras e benzedores de Florianópolis: inventariando saberes”.

“Conexões” teve apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Franklin Cascaes, entidade que promove projetos culturais em Florianópolis.

Durante o lançamento serão distribuídas cópias gratuitas do livro. Além disso, parte da tiragem será destinada a escolas da rede estadual, instituições culturais, universidades e bibliotecas.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Conexões”

Quando: 3/7, 19h30

Onde: Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Rodovia SC-401, 4.100, Km 4, Florianópolis

Quanto: Gratuito (livro)

Literatura