Livro e filme sobre Blumenau são lançados nesta quarta

Atualizado

A história da fundação de Blumenau é contada no livro e no filme “Colônia Blumenau no Sul do Brasil”. Escrito e dirigido por Gilberto Gerlach, ambos serão lançados nesta quarta-feira (25), às 20h, no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura). O evento gratuito terá distribuição de ingressos 30 minutos antes de seu início.

As obras de Gilberto Gerlach remontam o período da colonização de Blumenau – Divulgação/ND

O livro reúne em 800 páginas, textos e fotos inéditas de Blumenau, com legendas em português e alemão. Além disso, a publicação conta com relatos de imigrantes que ajudam a contar a história dos primeiros anos da colônia.

A cronologia abordada pelas obras se inicia em 1848, na primeira exploração do Rio Itajaí, e segue até 1934, com os desmembramentos dos distritos da cidade.

Durante o lançamento serão sorteados cinco exemplares do livro antes da exibição do filme, que tem duração de 67 minutos.

Filme fala da chegada dos imigrantes a Blumenau

O filme de Gilberto Gerlach relata as chegada dos primeiros imigrantes a cidade do Norte do Estado. Com apenas 17 pessoas, o empreendimento tem início em setembro de 1850. Como primeiro abrigo, foi erguida uma cabana com folhas de palmito.

Ao longo do tempo, mais imigrantes chegaram ao município. Até 1854, totalizavam 309 imigrantes. Havia, então, 40 lares estabelecidos, seis em construção, dois engenhos, dois alambiques e duas atafonas de mandioca.

O relato cinematográfico começa com a chegada dos imigrantes ao Porto de Itajaí. Também é mostrada a subida pelo Rio Itajaí-açu, até chegarem à região de Belchior, retratada pelo pintor Bernhard Wiegandt.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro e do filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil, de Gilberto Gerlach

Quando: 25/9, 20h

Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Literatura