Livro sobre história de SC no século 21 é lançado em Florianópolis

O livro “Santa Catarina em perspectiva: história e historiografia no século XXI” será lançado neste sábado (15), às 14h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A coletânea reúne 20 artigos sobre a história contemporânea do Estado.

Livro apresenta artigos sobre a história contemporânea do Estado – Divulgação/ND

Organizado por Fabiano Garcia e Ricardo Duwe, o livro destaca acontecimentos históricos no período posterior a 1945 em Santa Catarina.

A ideia surgiu pela falta de material mais contemporâneo em comparação à produção acadêmica sobre períodos mais antigos.

“[…] percebemos que havia toda uma nova geração de historiadores e historiadoras interessados no assunto e produzindo inovadoras pesquisas sobre Santa Catarina. Nosso papel foi reunir uma significativa parcela deste grupo e dar o devido espaço para que suas pesquisas fossem divulgadas para o grande público a partir da coletânea”, conta Fabiano.

Para a elaboração da obra foram realizadas pesquisas em diversos acervos públicos e privados.

Também foram analisadas importantes obras da literatura catarinense, jornais e periódicos da mídia imprensa regional, além de fontes judiciais e jurídicas, biografias, livros de memória e entrevistas.

Homenagem a servidor da Biblioteca Pública do Estado

O livro é dedicado à memória de Almeri Machado (1959-2018), funcionário público da Biblioteca Pública de Santa Catarina e que trabalhou durante quase 20 anos no acervo do setor de Santa Catarina sempre atendendo os pesquisadores.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Santa Catarina em perspectiva: história e historiografica no século XXI”

Quando: 15/6, 14h

Onde: Fundação Cultural Badesc, R. Visc. de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis

Quanto: R$ 65 (livro)

Mais conteúdo sobre

Literatura