Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibe sete filmes catarinenses

Atualizado

A programação do Cineclube é montada pensando em contemplar crianças de todas as idades – Carolina Arruda/Divulgação/ND

Alice, Clara B., Clara M., Elis, João, Lívia, Marina e Mateus formam a equipe do curta-metragem catarinense “Carlitos Esfomeado”. Gravado em stop motion, o curta é uma das sete produções catarinenses que serão exibidas na 18ª Mostra de Cinema Infantil que começa neste sábado (29), em Florianópolis.

Leia também

Santa Catarina é o segundo estado com mais filmes enviados para esta edição da Mostra, ficando atrás apenas de São Paulo que terá 14 produções exibidas ao longo da programação.

Ao todo, a 18ª Mostra de Cinema Infantil exibe mais de 50 produções nacionais e internacionais no Teatro Pedro Ivo Campos e no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) até o dia 6 de julho.

A programação também inclui sessões dedicadas a escolas, shows e as oficinas “Brincando de youtuber”, “Práticas criativas da Banda Mirim”, “Desafios do Teatro e da Música para crianças e jovens” e “Animação e Stop motion”.

Exibição terá dublagem ao vivo feita por crianças

O grupo de oito crianças será responsável pela dublagem do longa “Tesouros” – Divulgação/Mostra de Cinema Infantill

O primeiro final de semana concentra a programação de filmes para o público em geral. No sábado (29), às 14h, no Teatro Pedro Ivo Campos, acontece a pré-estreia nacional do longa mexicano “Tesouros”.

A exibição do filme será acompanhada pela dublagem ao vivo feita por um grupo infantil.

Boa parte do grupo, formado por oito crianças com idade entre 8 e 12 anos, participou da oficina de dublagem promovida pela mostra em 2018. A equipe também narrou curtas-metragens, coordenados pelo ator Igor Lima.

Já no domingo (30) será realizada a sessão “Inspira Fundo” dedicada a bebês. Além dela, acontecem a exibição de curtas nacionais e internacionais, o lançamento do livro “O mundo de Oyá” e a projeção do filme “O Circo” com trilha sonora ao vivo feita pela Banda da Lapa.

Produções catarinenses integram a programação da Mostra

“Carlitos Esfomeado” é uma produção feita por crianças de um colégio de Florianópolis. O curta foi realizado como projeto de aula e o famoso personagem de Charles Chaplin foi interpretado pelos oito alunos.

Com ajuda das professoras e dos pais, as crianças criaram os desenhos e cenário da produção. Empolgados com o resultado, eles esperam felizes pela exibição do curta na Mostra.

Outra produção catarinense presente na programação é “O regaste”. O curta foi o trabalho de conclusão do curso de Cinema, realizado por Dara Zimermann e Arthur Roedel.

A história narra a tentativa de resgate do urso de pelúcia Golias, feita pelos irmãos Pedro e Laura.

”O filme é bem atemporal, prezamos pela nossa infância, e você encontra referências da minha infância e da do Arthur, mas fizemos de uma maneira com a qual crianças de hoje vão se identificar”, conta Dara.

O segundo episódio da série “Os carabão”, intitulado “A seita dos orgânicos”, será exibido na Mostra.

Produzida pela Cafundo Estúdio, a série de animação infantil tem com personagens um grão de arroz, um grão de feijão, um floco de farinha e um macarrão fusilli.

Também serão exibidos os curtas catarinenses “Cassius e Yuli – Ep. 2 Quintalzinho”, “Guacalove”, “Fora de controle” e ““Upside down”.

Serviço:

O quê: 18ª Mostra de Cinema Infantil

Quando: 29/6 a 6/7

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo Campos e Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura)

Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Cinema