Mostra Funcine reúne produções realizadas com o fundo de cinema

Atualizado

O Funcine (Fundo Municipal de Cinema) comemora os 30 anos de fundação com uma mostra homônima, com 12 produções realizadas com recursos do fundo.

No programa, “O Gigante”, dirigido por Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, é uma coprodução Brasil, Espanha, Portugal, com produção de Igor Pitta Simões – Foto: Divulgação/ND

A mostra ocorre nesta quarta (30) e quinta- feira (31), às 18h30, no Mesc (Museu da Escola de Santa Catarina).

Entre os filmes apresentados, de ficção, não ficção e animação, estão os premiados pelo edital de fomento à produção audiovisual Armando Carreirão, que já teve oito edições. A primeira ocorreu em 2005 e a última realizada foi em 2012. Há previsão de o prêmio ser relançado até o final deste ano.

Leia também:

Na programação, produções como  “Limiares” (documentário), de Sandra Meyer, “Quem disse que eu vou para casa hoje” (ficção), de Marco Stroisch, “Crisálida” (piloto de série), de Alessandra da Rosa Pinho.

“Limiares”, documentário que está na programação, conta a trajetória de Anderson João Gonçalves, um dos pioneiros da dança contemporânea em SC – Foto: Cristiano Prim/Divulgação/ND

Durante as exibições haverá uma homenagem à diretora de arte, figurinista, maquiadora e professora aposentada da UFSC,  Lou Hammad.

Fomento ao audiovisual:

Criado em 1989, pela Lei Municipal nº 3252, o Fundo Municipal do Cinema visa ao planejamento e fomento de programas e projetos para o audiovisual em Florianópolis.

Além de oferecer apoio técnico para a produção de conteúdos audiovisuais, o Funcine fomenta o setor por meio de editais públicos como o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão, que tem viabilizado a criação de dezenas de curtas metragens desde a primeira edição em 2004.

Também apoia a formação de profissionais da área, promovendo cursos, palestras e seminários, entre outras atividades.

O Fundo é gerido por um Conselho Administrativo constituído por cinco integrantes titulares e cinco suplentes, representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaces (FCFFC); Associação Cinemateca Catarinense; Associação Brasileira de Documentaristas (ABD/SC); Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões de Santa Catarina (SATED/SC); e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A diretoria é eleita entre os conselheiros.

A atual diretoria do Funcine é formada por Ramayana Lira, presidente, Norton Mackovieck como vice-presidente e o secretário é Anderson Carlos Santos de Abreu.

Serviço:

O quê: Mostra Funcine

Quando: 30 e 31/10, 18h30

Onde: Mesc, rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Cinema