Mostra gratuita de cinema exibe cinco produções uruguaias

Cinco produções integram a 3ª Mostra de Cinema Uruguaio, que acontece entre os dias 14 e 18 de maio em Florianópolis. Organizado pela ASURFLO (Associação de Uruguaios em Florianópolis) em parceria com o cineclube da Fundação BADESC, o evento promove debates após a exibição dos filmes e contará com a presença do ator César Troncoso em seu encerramento.

Dirigido por Guilhermo Casanova, “A outra história do mundo” foi lançado em 2018 – Reprodução/ND

A curadoria do evento se preocupou com a diversidade das produções uruguaias selecionadas, alternando ficção, drama e comédia. A programação do festival inclui os filmes “Mau dia para pescar”, “Rambleras”, “Deus local” e “A outra história do mundo”, lançados entre 2009 e 2017.

O ator César Troncoso participa de um bate-papo com o público após a sessão do filme “A outra história do mundo”. No longa, Troncoso interpreta Esnal, homem inconformado com as regras impostas pelo regime ditatorial uruguaio. César já atuou em produções brasileiras como os filmes “Faroeste Caboclo”, “Tim Maia”, “Elis” e “Benzinho”.

Confira a programação completa da 3ª Mostra de Cinema Uruguaio

MAU DIA PARA PESCAR (2009), de Álvaro Brechner

Jacob Van Oppen, conhecido como o homem mais forte do mundo, e seu empresário Orsini, vivem de organizar campeonatos de luta livre em pequenas cidades da América do Sul. Chegando a Santa Maria, eles são recepcionados com um entusiasmo incomum, o jornal local propõe patrocinar as lutas e encontrar um adversário à altura de Jacob. Entretanto, a viagem acaba tomando um rumo inesperado e incontrolável.

Quando: 14/5, 19h

RAMBLERAS (2013), de Daniela Speranza

Três mulheres, uma jovem solteira, que tem medo de ficar sozinha, uma namorando, mas não acompanhada, e uma mulher velha que não tem ninguém na vida, aprenderão umas com as outras que ainda é possível crescerem.

Quando: 15/5, 19h

DEUS LOCAL (2014), de Gustavo Hernández

Membros de uma banda de rock, que acabam de lançar um álbum sobre histórias íntimas, viajam para gravar clipes para as músicas. Durante as filmagens, o grupo encontra uma mina de ouro que é guardada por um deus local. O espírito força cada um deles a reviver eventos traumáticos.

Quando: 16/5, 19h

ZANAHORIA (2014), de Enrique Buchichio

Dois jornalistas uruguaios embarcam em uma jornada de segredos, simulações e paranoias quando um misterioso informante os contata com a intenção de revelar evidências sobre crimes da ditadura militar.

Quando: 17/5, 19h

A OUTRA HISTÓRIA DO MUNDO (2017), de Guillermo Casanova.

Em um vilarejo uruguaio em plena ditadura, Milo (Roberto Suárez) e Esnal (César Troncoso) são dois amigos inconformados e criativos que resolvem se rebelar contra as regras rígidas instauradas pelo novo coronel local sequestrando seu bem mais precioso: uma coleção de anões de jardim. A ação não é executada com perfeição e Milo acaba capturado pelos militares, o que leva sua família à derrocada e Esnal a se tornar recluso. Reanimado pelas filhas do amigo, no entanto, ele deixa a solidão de seu quartinho com um plano mirabolante.

Quando: 18/5, 15h

Serviço:

O quê: 3ª Mostra de Cinema Uruguaio

Quando: 14 a 18/5, terça a sexta-feira às 19h e sábado às 15h

Onde: Fundação Cultural BADESC, R. Visc. de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Cinema