Mostra gratuita exibe série sobre meio ambiente

Atualizado

A série “Juntos” apresenta 15 episódios sobre as relações entre a Terra e o ser humano – Divulgação/ND

A série “Juntos” é a atração da mostra gratuita que acontece no CIC (Centro Integrado de Cultura) a partir desta quinta-feira (11), às 20h30. Com direção da cineasta Leticia Marques, a produção em 13 episódios apresenta ações coletivas voltadas para a manutenção do meio ambiente.

As práticas exibidas pela série fazem parte do movimento da permeacultura, que une técnicas ancestrais a novos sistemas e tipos de conhecimentos. O objetivo é promover o equilíbrio entre a Terra e seus habitantes.

Leticia Marques destaca que as histórias apresentadas são de pessoas que decidiram mudar de vida e trabalhar com a terra. “É importante a consciência que, ao trabalharmos contra a natureza, estamos indo contra nós mesmos”, observa.

O projeto de “Juntos” foi escrito em 2014, mas as gravações começam no ano passado. Entre os temas dos episódios estão a agricultura urbana, agrofloresta, hortas urbanas e o cultivo de hortas em escolas.

Gravações de “Juntos” aconteceram em Santa Catarina

A série “Juntos” contou com gravações em cidades catarinenses. Em Florianópolis foi filmado o episódio “Agrofloresta”, que apresenta o trabalho no Sítio Çarakura. O local proporciona a crianças a experiência de plantar árvores.

Em “Terra Ancestral” é destacado o cuidado feito pelos Tekoá Itaty, indígenas da Aldeia Cabeceira, com a água, terra e os bichos.

“Poder documentar os povos Guarani foi significante, sabendo que Santa Catarina é um dos Estados no Brasil que mais tem preconceito aos povos indígenas. As técnicas da Agrofloresta, que apresentamos neste episódio, são praticadas por eles desde sempre“, explica Leticia.

A agricultura orgânica realizada por agricultores da região do Vale do Itajaí é destaque no episódio de mesmo nome. “Revolução dos Baldinhos” exibe um projeto de compostagem realizado na comunidade Chico Mendes em Florianópolis.

Serviço:

O quê: Mostra Juntos

Quando: 11 a 14/7, 20h30

Onde: CIC (Centro Integrado de Cultura),  Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Ficha técnica da série:

Direção e roteiro – Leticia Marques

Produção executiva – Marcia Paraiso – Helio Levcovtiz

Direção de fotografia – Kike Kreuger

Ass de câmera – Karim Rojas

Som direto – Ju Baratieri

Montagem – Nara Hailer

Trilha sonora original – Constantina

Edição de som e mixagem – Leandro Cordeiro

Colorização – Kike Kreuger

Coordenação de finalização – Yasser Socarrás

Vinheta gráfica – Marcelo Butti

Arte gráfica – Camila Baratieri

Mais conteúdo sobre

Cinema