O fim da Barca dos Livros: parte do acervo será vendida em bazar

Atualizado

Chega ao fim a Barca dos Livros. O projeto criado em 2003 por 24 voluntários, reúne um dos maiores acervos de literatura infantojuvenil de Santa Catarina, com mais de 17 mil obras. Sem recursos financeiros para se manter em funcionamento, a biblioteca comunitária separou parte dos livros para doação e outra para venda, que acontece em um bazar nesta terça-feira (3).

Bazar com parte do acervo da biblioteca comunitária é realizado nesta terça-feira (3) – Foto: Divulgação

Com atraso no pagamento de aluguéis, que em junho de 2017 já somavam uma dívida de R$ 170 mil, o projeto recebeu naquele ano uma ordem de despejo, um anúncio de seu fim. Localizado na LIC (Lagoa Iate Clube), a Barca dos Livros contava com o patrocínio de um grupo de pessoas que formavam os “Amigos da Barca”.

A biblioteca ainda recebe visitantes, que podem fazer a devolução de livros, mas não realiza novos empréstimos. O motivo é que parte do acervo já está sendo encaixotado e seguirá para a Escola Básica 25 de Maio, em Fraiburgo, no Oeste de Santa Catarina. Outra parte ainda não tem o destino final definido e ficará temporariamente na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, em Florianópolis.

Leia também:

No último sábado (30) foi realizado o último passeio “Histórias na Barca”. “Estaremos comemorando um ano que vai, outro que chega, uma história que acaba, outras que começam”, dizia a descrição do evento. Percorrendo a Lagoa da Conceição, o barco fazia o trajeto no segundo sábado de cada mês, com narração lúdica de histórias.

Bazar de livros

As obras separadas para o bazar incluem edições especiais de obras dos mais variados gêneros que compuseram o acervo da Barca. Também estarão disponíveis para a venda roupas doadas por voluntários.

Serviço:

O quê: Bazar da Barca dos Livros

Quando: 3/12, 14h às 17h

Onde: Barca dos Livros, Av. Afonso Delambert Neto, 885, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Literatura