Obama, Beyoncé e outras personalidades lamentam morte de Toni Morrison

Atualizado

A morte da escritora norte-americana Toni Morrison provocou reações no mundo político e das artes nesta terça-feira, 6. A autora de “Amada”, prêmio Nobel de Literatura de 1993, morreu na segunda-feira, 5, em um hospital em Nova York, após uma breve doença.

“Toni Morrison morreu em paz, ao lado da família e de amigos”, diz uma nota divulgada pela família da escritora. “A autora completa que tinha em alta conta a palavra escrita, seja dela mesma, dos seus estudantes ou de outros, ela lia e escrevia vorazmente em casa.”

Veja a reação à morte de Toni Morrison

Barack Obama (ex-presidente dos EUA):

“Toni Morrison era um tesouro nacional. Sua escrita não era apenas bela, mas significativa – um desafio para a nossa consciência e um chamado para maior empatia. Ela era tão boa contadora de histórias, tão cativante, em pessoa quanto na página. E enquanto eu e Michelle sentimos sua perda e enviamos nossas simpatias mais calorosas para sua família e amigos, sabemos que suas histórias – que nossas histórias – sempre estarão conosco, e com aqueles que virão depois, e depois e depois, para todo o sempre.”

Beyoncé (cantora):

“‘Se você se deixar levar pelo ar, você pode montá-lo’. Descanse no paraíso.”

Deputado John Lewis:

“A morte de Toni Morrison é um mandato para todos os outros no campo para completar a vocação elevada que seu trabalho e sua vida manifestaram. Suas palavras, sua sabedoria, seu amor imortal e comprometimento com o seu povo estão para sempre gravados nas páginas da história, mas sua voz literária inconfundível e artística fará muita falta.”

Kerry Washington (atriz):

“Não consigo imaginar crescer num mundo sem suas palavras. Rezo para que você descanse em paz e no Poder. Vamos celebrar sua vida com gratidão infinita e amor. Sempre.”

Barry Jenkins (diretor):

“Eu apenas assumi que a Sra. Morrison viveria para sempre. E de várias maneiras em vários corações, mentes e espíritos, ela vai.”

Walter Mosley (escritor):

“Ela era a melhor de nós: nossa força, nossa esperança, e mais importante, nossa história. Eu lamento sua morte embora saiba que ela nunca, nunca, irá embora.”

Elizabeth Gilbert (escritora):

“Meu coração dói. Sua grandeza era absoluta. Suas palavras mudaram mundos. Seu trabalho sempre pertenceu ao imortal, e seu nome nunca será esquecido.”

Shonda Rhimes (escritora e diretora):

“Ela me fez entender ‘escritora’ como uma profissão decente. Eu cresci querendo ser ela. Um jantar com ela é uma noite que eu nunca vou esquecer. Descanse, Rainha.”

Roxane Gay (escritora e crítica cultural):

“Essa é uma perda devastadora para o mundo das palavras, para o nosso entendimento do poder e seu alcance, para o cultivo da empatia, para a narrativa rica, nuançada, elegante. Seu trabalho foi um presente para todos aqueles que tiveram o prazer de lê-la.”

Chance The Rapper (músico):

“Toni Morrison me ensinou a palavra rememoração. Descanse em paz para uma mulher incrivelmente poderosa e impactante.”

Bette Midler (cantora e atriz):

“Toni Morrison morreu. Justo quando mais precisávamos de sua voz, ela se foi. Obrigado pelos insights, pelas histórias e pela poesia do seu pensamento que nos enriqueceu por todos esses anos. Deite o seu fardo.”

Mais conteúdo sobre

Literatura