Porque o vestido de noiva é branco?

Mesmo que já não é mais difícil encontrar noivas que rompem o paradigma e usam vestidos coloridos, o tradicional nunca sai de moda: o modelo branco. É  primeira cor que costuma vir na memória quando o assunto é relacionado ao tema e o motivo é histórico. 

Apesar de a história de vestido de noiva começar com escolhas coloridas, o vestido branco ganhou espaço pela sutileza e, no início, ser associado a elite – Foto: Henrique Mandarino/Liandra Noivas

Mesmo que ainda tenha contradição, as explicações mais plausíveis se baseiam em duas frentes. Na primeira, a escolha da cor remete pureza e castidade. Por outro lado, a história conta que o branco passou a ser usado depois do casamento de três rainhas, a Vitória foi a primeira delas, que rompeu com o colorido da época e lançou a tendência que perpetua até hoje. 

De início, poucas pessoas tinham condições de usar um vestido branco por conta da dificuldade de limpeza e virou algo da elite. Por isso, quando a cor é associada a pureza, partiu da própria rainha Vitória, que levantou a bandeira de que a cor representa a inocência da mulher.  

Saiba mais

Parceira do CaseBem, a Liandra Noivas está no mercado de casamentos há 40 anos com trajes que representam sofisticação e elegância.

Liandra Noivas – Foto: Divulgação

Mais conteúdo sobre

CaseBem