Principais dúvidas sobre música na cerimônia

Atualizado

ELO Cerimônias, um dos serviços oferecidos pela Sonora Place – Foto: Everton Amaral

A música, dentro de todo o ritual de uma cerimônia, é quem dá o ritmo ao casamento e marca os acontecimentos principais, como entrada do noivo, da noiva, hora da aliança e assim por diante. 

Por isso, é comum que os noivos tenham muitas dúvidas sobre as músicas que podem escolher para cada momento. Para ajudar a descomplicar nas escolhas e servir de ajuda para os casais que estão na pesquisa sobre o assunto, a Sonora Place, produtora musical parceira do CaseBem, respondeu as principais dúvidas que os casais costumam ter para a escolha de músicas na cerimônia. Confira abaixo:

Quais momentos tem música?

Todos os momentos da cerimônia podem ser musicalizados, conforme combinado com o casal e com o cerimonialista do dia.

Eu gosto de sertanejo mas acho que não fica legal na cerimônia. Posso escolher qualquer música?

Sim! Não tem motivo para ficar com receio de escolher música sertaneja ou pagode. O importante é que seja uma música que os noivos gostem, que esteja a trilha sonora da vida. Nosso serviço ELO Cerimônias adapta a música para o momento, se for o caso,  altera o arranjo, muda o ritmo, às vezes mudamos até parte da letra (no caso das mais quentes).

Devo observar a letra das músicas (nacionais e internacionais) antes de escolhê-las?

Uma letra bacana ajuda muito, contudo, não é uma regra. O importante é que a música tenha um sentido para o casal, que lembre um momento, que traga emoção. Mas não podemos esquecer do bom senso, principalmente, se o casamento for realizado numa igreja. 

Posso mudar a ordem das entradas (noivo primeiro)?

A ordem das entradas pode ser alterada, sim, conforme combinado com a organização do evento. Em alguns casamentos, o noivo pede para entrar primeiro com o intuito de recepcionar os padrinhos na sequência.

Podemos mudar a ordem de outras entradas e incluir ou excluir alguns momentos também. Existem casais que querem incluir uma entrada para os avós, outros dispensam a florista. Todos esses detalhes são combinados com os profissionais envolvidos na cerimônia.  

 Cerimônias em igreja, eu sou obrigado a escolher músicas sacras?

Dependendo do local/igreja pode haver restrições, sim. Há igrejas que só permitem músicas religiosas na celebração do matrimônio, mas a maioria permite músicas populares também, desde que não tenham letras ofensivas.

Se o casamento ocorrer numa igreja, orientamos o casal a incluir algumas músicas religiosas no repertório, porque existem momentos na cerimônia que pede esse clima, sem falar que o casal ganha “pontos” com o padre.

Saiba mais 

A Sonora Place, produtora musical especializada em casamentos, conta com solução musical para todos os formatos de casamentos há mais de 10 anos. Com atrações exclusivas, os músicos contam com os projetos da Banda DOC, ELO Cerimônias e WE PLAY – Live Music que une, simultaneamente, músicos e DJ no mesmo palco.

Sonora Place – Foto: Divulgação

Mais conteúdo sobre

CaseBem