Programa da Record News “Educação e Cidadania” completa 20 anos

Atualizado

Maria Odete comanda a atração, que vai ao ar todos os sábados pela Record News – Flavio Tin/ND

O programa da Record News “Educação e Cidadania” completou 20 anos no ar neste mês de maio. Apresentado por Maria Odete Olsen, o semanal exibe reportagens e entrevistas sobre temas ligados à educação, cultura e inovação.

A primeira edição do programa tinha como tema as mudanças na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da educação nacional. Para responder perguntas sobre o assunto, foi entrevistado o então ministro da Educação, Paulo Renato Souza.

Desde que começou, o semanal já produziu mais de 7.000 reportagens e entrevistas. Maria Odete, também idealizadora da atração, lembra os questionamentos que recebia sobre a longevidade da proposta. “Quando iniciamos o ‘Educação e Cidadania’ ouvia as pessoas me perguntarem: você acredita que esses temas vão garantir matérias e entrevistas?”.

Para a produtora Carolina Gonzaga, o “Educação e Cidadania” tem um diferencial dentro do jornalismo. “Nós mostramos o que há de mais novo dentro do tema proposto do programa, mas com uma ótica pautada por especialistas, por gente que atua dentro do sistema de ensino, pessoas ligadas a projetos sociais”.

Destaque na cobertura de educação no Estado, o programa foi reconhecido em 2016 pela ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina) como Empresa Cidadã e a apresentadora Maria Odete ganhou, em 2003, o título de Jornalista Amigo da Criança, concedido pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância).

Histórias de bastidores

A atração é dividida em três blocos e exibida aos sábados, ao 12h30 e as 22h. As reportagens integram os quadros Cultura, Ação de Cidadania e Justiça Social, Corporação, Escola de Hoje, Ensino Técnico e Educação a Distância, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação e Universidade.
Com destaque para as histórias dos bastidores do programa, Maria Odete pretende lançar um livro ainda neste ano. A obra tem como título provisório “Um projeto de Amor de Empreendedorismo”.

A equipe atual do programa é também composta pela editora de vídeo Rafaela Amorim, o repórter Jeiseriel Cunha e os câmeras Jorge Marques e Rodrigo de Freitas.

TV