Redação integrada do Grupo ND é inaugurada com espaço para mais de 100 profissionais

Atualizado

Foi com sorrisos, ansiedade e muitos aplausos que a nova redação integrada do Grupo ND foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (9) em Florianópolis. Com tecnologia a serviço da informação, a redação passa a funcionar como uma grande produtora de conteúdo para todas as plataformas. 

Além do presidente executivo do Grupo, Marcello Corrêa Petrelli, estiveram presentes na abertura do espaço o presidente emérito da empresa, Mário Petrelli, o diretor de Conteúdo do ND, Luís Meneghim e o diretor Administrativo e Financeiro, Albertino Zamarco. 

Tecnologia e integração: Nova redação do Grupo ND é inaugurada com espaço para mais de 100 profissionais – Foto: Flávio Tin/ND

Para tanto, mais de 100 profissionais de comunicação circulam pela estrutura de quase 300 metros quadrados ao dia. O projeto, que iniciou há três anos, transformou completamente o segundo andar da sede no Grupo, no Morro da Cruz, para abrigar TV, on-line, impresso e redes sociais.

Antes da inauguração, o presidente do Grupo falou sobre a iniciativa de construir a primeira redação integrada do Sul do país. “Estamos inseridos no futuro, agora conto com vocês”, falou com entusiasmo Marcello Corrêa Petrelli. 

O modelo já é adotado em várias partes do mundo. Veículos de comunicação americanos e europeus já utilizam o formato de integração das plataformas, entre eles , The Guardian e The New York Times.

Leia também:

Importante nome da imprensa catarinense, presidente emérito da empresa, Mário Petrelli também discursou aos jornalistas. Pelo trabalho que desenvolve na comunicação do Estado e pela atuação em vários veículos há mais de 45 anos, a nova redação leva seu nome. 

Emocionado com a homenagem, Mário Petrelli contou aos comunicadores a sua história não só como empresário, fundador e presidente emérito do Grupo, mas também como personalidade do jornalismo em Santa Catarina. 

“Eu tenho uma alegria monumental quando vejo o que vocês estão fazendo e o que vocês significam para Santa Catarina hoje. Não existe imprensa sem o conjunto humano, que é quem a faz. Os colaboradores, os funcionários é que fazem. Os dirigentes e acionistas são apenas os idealizadores. O restante é a máquina humana com competência que faz o progresso da nossa empresa”, disse. 

Emocionado com a homenagem de ter seu nome na placa de inauguração do espaço, Mário Petrelli discursou no evento – Foto: Flávio Tin/ND

O empresário tem 85 anos e deu os primeiros passos no universo da comunicação em 1975, ao adquirir a primeira rádio no Paraná. Um ano depois, ele comprou outro veículo em Joinville, no Norte do Estado. “Foi a partir daí que comecei a me apaixonar pelo jornalismo”, contou. 

Usina de criatividade

Diretor de comunicação, Luís Meneghim disse ter rejuvenescido com o projeto que trará conteúdos cada vez mais completos ao público. Ao apresentar o local aos diretores e jornalistas, afirmou que o grupo está na vanguarda do jornalismo. 

“Quando nós avançamos, trabalhamos unidos e com um propósito, conseguimos rejuvenescer. Estamos na vanguarda aprendendo e nos atualizando. Esse espaço é uma usina de criatividade para todos nós aprendermos e evoluirmos”, disse. 

Luís Meneghim inaugura redação integrada em Florianópolis –  Foto: Flávio Tin/ND

Com a integração, TV, impresso e on-line trabalharão unidos. Os jornalistas do impresso ficarão próximos aos equipamentos que viabilizam a diagramação do ND, maior jornal de Santa Catarina.

Já os responsáveis pelo portal nd+, terão acesso fácil aos monitores de medição de audiência e ferramentas de controle e manutenção. O portal é o mais acessado do Estado. 

A TV estará presente no espaço e além da presença dos profissionais que produzem os programas que vão ao ar todos os dias, a nova redação viabiliza entrevistas gravadas e ao vivo, para todas as plataformas. 

Comandada por uma mulher, o jornalismo da NDTV em Florianópolis chega à redação integrada com o objetivo de valorizar e respeitar as peculiaridades de cada plataforma. Segundo a gerente Andreza Oliveira, a relação entre todos os profissionais já ocorre há algum tempo, mas com o novo espaço, o trabalho será otimizado. 

“A gente já vem estreitando esses laços com os gestores de cada plataforma e com a nova redação integrada, a gente vai ter mais qualidade, agilidade e conseguir distribuir de uma forma melhor o conteúdo entre as plataformas”, disse. 

A ideia de unir as plataformas do Grupo ND,  em uma grande redação integrada nasceu há três anos, segundo Meneghim. Desde então, o projeto passou por várias mudanças. Esse trabalho envolveu consultores especializados em diversas áreas, como mídia, engenheiros e arquitetos. 

Móveis têm design diferenciado e cores para estimular a criatividade – Foto: Flavio Tin/ND

Desafios

Com a integração dos espaços, o desafio agora é aproximar os profissionais. Para Rodrigo Lima, chefe da redação do jornal ND, esse movimento acontece naturalmente, mas com todos em um mesmo espaço haverá maior união entre as plataformas. 

“É um desafio muito grande integrar as pessoas. Estamos no mesmo ambiente, porém um pouco separados, mas a gente precisa se integrar, conversar, se comunicar. É uma parceria que nós já temos, mas isso vai acontecer mais nesse espaço, que é único”, afirmou. 

Nova redação do Grupo ND foi inaugurada nesta segunda-feira (9) – Foto: Flavio Tin/ND

O jornalista trabalha há 10 anos e cinco meses na empresa. De lá para cá, foi Rodrigo foi editor de Esportes, trabalhou na editoria de Cidades e tornou-se editor-executivo do jornal. Em setembro de 2019, foi nomeado editor-chefe do ND

Além de integrar, o novo espaço provocou a vontade de ampliar também outros espaços na empresa. Albertino Zamarco, diretor Administrativo e Financeiro do Grupo ND já almeja levar a ideia da integração às outras praças do Grupo pelo Estado.

“É uma vontade muito grande nossa. Depois de ver isso tudo lindo do jeito que está, a gente começou a pensar em integrar as outras redações”, contou.  

Além da Capital, o Grupo ND conta com prédios em outras cinco cidades do Estado: Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó e Xanxerê.

Futuro

Após a inauguração do espaço, o presidente-executivo do Grupo ND passeou pelo espaço e conheceu a nova estrutura. Feliz com o resultado, Marcello Corrêa Petrelli falou sobre a paixão da família pela comunicação e a expectativa para o futuro da empresa. Segundo ele, a partir de agora a inovação é a chave para o sucesso. 

“A gente espera que vocês nos ensinem a fazer a nova comunicação. Daqui pra frente, é vocês que vão nos ajudar e dizer que comunicação nós temos que fazer. De qual forma é essa comunicação. E nós temos que estar aqui para dar apoio”, disse. 

A frente da empresa desde 2013, Petrelli começou a atuar no ramo da comunicação como estagiário, passando por todas as áreas no interior do Paraná. Em Santa Catarina, tornou-se diretor Regional da emissora de Florianópolis e de Chapecó. Chegou a ser diretor superintendente da Rede SC de Comunicação e depois vice-presidente executivo.

Novidades Grupo ND