Reforma da Biblioteca do Continente, em Florianópolis, vai custar mais de R$ 1 milhão

Atualizado

A Prefeitura de Florianópolis iniciou a reforma e ampliação da Biblioteca Municipal Barreiros Filho, situada no bairro Estreito, região continental da Capital. O prazo para a execução da obra, que deve custar  R$ 1 milhão e 122 mil, é de 12 meses.

Biblioteca Municipal do Continente – Leonardo Sousa/Divulgação/ND

Segundo a Prefeitura, dentre as mudanças estabelecidas para o prédio estão: a reforma da edificação, com troca de telha autoportante, piso, revestimentos, esquadrias danificadas e dos tirantes do arco metálico e os que sustentam a estrutura da biblioteca.

Será realizada também a reforma dos banheiros para sanar infiltrações, troca de exaustor da cozinha e manutenção do reservatório externo já existente. Além da atualização da instalação elétrica e hidrossanitária, colocação de totem de identificação, a biblioteca vai receber nova pintura.

Leia também

Ainda de acordo com a prefeitura, as obras vão garantir acessibilidade em todos os ambientes da unidade. E será feito o nivelamento dos pisos e adequação do auditório, troca de portas, sinalização podotátil, criação de sanitário público em cada pavimento e a inserção de uma plataforma elevatória.

Atendimento ao público durante a reforma

A Biblioteca Professor Barreiros Filho oferece aos usuários cursos gratuitos de dança, artesanato, música, esporte, dinâmica de leitura e também de apoio pedagógico. Durante o período de reforma, o atendimento acontece no Clube Atlético 6 de Janeiro, que fica na Avenida São José, 601, também no Bairro Estreito.

Quanto ao acervo, a Prefeitura está elaborando um projeto de informatização. Por isso, por enquanto, o empréstimo de livros não estará disponível.

Para os leitores que ainda possuem livros emprestados, a devolução pode ser feita no Clube Atlético 6 de Janeiro todas as segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Já as doações, poderão ser recebidas somente após a reforma e entrega da obra.

Literatura