Restaurante comemora os 40 anos de uma paixão que iniciou no verão

Atualizado

Um dos mais conhecidos restaurantes da Capital está de aniversário. O tradicional Paixão de Verão, um dos mais antigos do Norte da Ilha, está completando 40 anos, agora em novembro. A reportagem do Inspira! foi até lá para descobrir porque o local é tão especial e descobriu uma história que é bem mais do que uma Paixão de Verão! Confira!

Da barraquinha de milho-verde à alta gastronomia

Quem olha o imponente restaurante instalado à beira-mar, em uma das principais ruas da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, dificilmente imagina que o negócio da família Silveira começou como uma simples barraquinha que vendia milho-verde e água de coco. Foi ali, na areia da praia, em 1979, que Juce Fernando da Silveira, 70 anos, e sua companheira Aldane Silva Silveira, 60, iniciaram a concretização de um sonho que tinham em comum.

Com um atendimento diferenciado e produtos de qualidade não demorou muito para o casal, mais conhecido como “Seu Bube e dona Alda”, conquistar o paladar de turistas e moradores. Aos poucos, ano após ano, o negócio foi crescendo, juntamente com o desenvolvimento do bairro, que se tornou um dos mais famosos da Capital e um dos destinos preferidos dos turistas.

Seu Bube e dona Alda, em foto do ano 2000, o casal empreendedor que conseguiu concretizar junto um sonho – Foto: Divulgação/ND

Seu Bube e dona Alda aproveitaram este progresso para expandir o empreendimento.  A barraquinha se tornou quiosque, depois, petiscaria, e então, um grande e moderno restaurante especializado em pratos à base de frutos do mar. Mas engana-se quem pensa que ali é ofertado apenas pratos com frutos do mar. O menu conta também com massas, carnes, aves e até opções vegetarianas.

Premiado, reconhecido internacionalmente, o Paixão de Verão é sinônimo de gastronomia de qualidade, com preço considerado justo e atendimento de excelência. Uma referência, uma verdadeira paixão de verão, outono, primavera e inverno quando o assunto é comer bem.

Cunhados e sócios Danniel da Silva e Arthur da Silveira administram o empreendimento da família, que agora também tem pimenta e bebidas com a marca Paixão – Foto: Anderson Coelho/ND

De pai para “filhos”

Sabe aquela história de que tal comércio foi passado de pai para filho? No Paixão de Verão não foi bem assim. Hoje, o restaurante é administrado pelo filho do casal, Arthur Silveira, 31 anos, e pelo genro, Danniel da Silva, 40.

“A gente não pode dizer que o Paixão de Verão passou de pai pra filho, porque eu me criei aqui”, brinca Arthur. “Desde o começo, quando minha mãe e meu pai vendiam milho verde, água de coco e os peixinhos que meu pai pescava, eu já estava no meio tentando ajudar”, recorda o administrador.

Há cerca de dez anos, Danniel entrou para família Paixão, e depois de certa insistência de dona Alda, trocou a área de sistemas de informação pela gastronomia. “Sou casado com a filha de seu Bube e dona Alda. Cheguei ao Paixão de Verão para trabalhar na informatização dos sistemas. Era para fazer apenas uma espécie de consultoria, mas fui ficando, me apaixonando pela história e o negócio da família Silveira e hoje divido a administração com o Arthur”, explica Danniel.

Gastronomia de qualidade e atendimento de excelência

O segredo do sucesso do Paixão de Verão está em dois pontos: gastronomia de qualidade e atendimento de excelência, reforçam os cunhados, Arthur Silveira e Danniel da Silva. “Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência a nossos clientes. Para isso temos uma equipe de trabalho bastante integrada e preparada”, salienta Arthur.

Ele apresenta o chefe de cozinha, Leonardo Arroyo, que tem experiência internacional. “Leonardo já trabalhou em famosas cozinhas do Canadá e da Espanha”, diz. Outro que é referendado por Arthur é Manuel Galdino da Silva. Aos 61 anos, é ele o responsável por receber os clientes do restaurante, sempre com uma atenção especial e um simpático sorriso no rosto.

“Estou no Paixão de Verão há 27 anos”, diz com orgulho o entusiasmado garçom, que praticamente já fez de tudo na casa. “O segredo é tratar bem o cliente, ser simpático e atencioso”, destaca o profissional.

Danniel da Silveira completa que na casa é assim, praticamente todos os funcionários estão ali há muitos anos. “Temos profissionais que estão conosco há quase 30 anos, como seu Manuel. Nosso funcionário mais novo tem dez anos de casa. Isso ajuda a fazer a diferença. Nosso cliente conhece nosso time, e quando vem pra cá já sabem o que vão encontrar”, enaltece.

De todo o movimento que o Paixão de Verão recebe na temporada, segundo Arthur, é 80% é de turistas. “O que chama a atenção é que estes turistas não são aqueles que vêm um dia em suas férias e não retornam mais. A maior parte deles acaba voltando e são fidelizados por nossa experiência gastronômica”, afirma Danniel.

Arthur reforça que vários clientes acabam se tornando amigos. Todos os anos eles aproveitam o menu e a boa conversa com seus pais e a equipe Paixão.

Cliente há mais de 20 anos

A carta de clientes fiéis do Paixão de Verão é extensa. Há aqueles moradores dos Ingleses e da Grande Florianópolis que sempre estão por lá, assim como os turistas nacionais e estrangeiros que a cada temporada não perdem a oportunidade de fazer check-in, e também aqueles que começaram a frequentar o espaço de uma forma ou de outra e acabam se tornando amigos da família.

Cliente mais fiel, engenheiro Luiz com os garçons Manuel e Nando – Foto Divulgação/ND

O engenheiro Luiz Rudinger, 74 anos, é um deles. Ex-morador de Curitiba (PR), se apaixonou pela Praia dos Ingleses e há cerca de 20 anos vem com frequência ao Norte da Ilha. A paixão foi tanta que logo Rudinger comprou um apartamento por ali. Foi neste período que conheceu o Restaurante Paixão de Verão.

“A gastronomia do Paixão de Verão é inquestionável. Mas vai além disso, a acolhida e o carinho da equipe deles é fantástica. É uma experiência única. Todo fim de semana que dá faço questão de bater ponto aqui. O restaurante é aconchegante, confortável, tem acessibilidade e atendimento é de primeira, recomendo muito”, diz.

Atualmente, o engenheiro mora na Grande Florianópolis. “Não consigo ficar muito tempo sem ir lá. É maravilhoso, a comida, os pratos, o atendimento, o ambiente, tudo. É fantástico”, enfatiza.

Aos que ainda não conhecem o cardápio da casa, ele deixa algumas sugestões. “Tudo ali é muito bom, mas recomendo demais o estrogonofe de camarão e as massas. São meus prediletos. Tenho certeza de que quem provar vai se surpreender”, finaliza.

Camarão gratinado com molho branco e queijos, o prato preferido – Foto: Anderson Coelho/ND

O Camarão Paixão de Verão e as bebidas artesanais

O menu do Paixão de Verão é bastante farto e está sempre sendo atualizado. Mas tem um prato que a administração não pode mudar de jeito nehum. “Os clientes proíbem”, brinca Arthur. É o Camarão Paixão de Verão. “Este é um dos nossos carros-chefes”, acrescenta. O prato é composto por camarões à dorê mergulhados ao molho branco, gratinados com queijo mozzarella e parmesão. Arroz com açafrão e fritas acompanham.

Engana-se quem pensa que é caro viver a experiência Paixão de Verão. Na casa, há opções gastronômicas para duas pessoas, por pouco mais de R$ 50,00, tudo servido com uma vista à beira-mar de tirar o fôlego. No cardápio, também há opções mais sofisticadas feitas a partir de peixes e carnes nobres.

Outro destaque bacana do restaurante são os produtos artesanais: a cachaça, a pimenta e a cerveja. Tudo exclusivo, produzido pela família Paixão. Nos fins de semana, o Paixão de Verão ainda oferece o serviço de música ao vivo.

Outro diferencial é o extenso horário de atendimento, das 11 horas até as 23 horas. A qualquer hora do dia, o cliente pode matar sua fome, desfrutar de toda essa experiência e se APAIXONAR também.

Serviço

O quê: Restaurante Paixão de Verão

Atendimento: Na temporada, o atendimento é de domingo a domingo, das 11h às 23 horas.
Fora da temporada, o atendimento é de quinta a terça, das 11h às 23 horas.

Onde: rua Dom João Becker, 329, Praia dos Ingleses, Florianópolis (SC)

Contatos e reservas:

Telefone: (48) 3269-1355

Instagram: @PaixaoDeVerao

Facebook: Facebook.com/PaixaoDeVerao

Site: http://www.paixaodeverao.com.br

Gastronomia