Simbologia: significado de usar aliança

Atualizado

Atualmente, as alianças são o símbolo da união de um casal e a prova material e visível que mostra à sociedade que pretende honrar um compromisso de amor, respeito e fidelidade. Fazer aliança supõe fazer compromisso e se tornar aliado.

A aliança representa o oito, simbologia do infinito – Foto: Divulgação/Freepik

É por isso que o matrimônio exige aliança, o anel no dedo é o sinal visível da aliança existente entre os dois. Desde 1549 se usa a aliança na mão esquerda, que foi designada como a mão do casamento e é interessante notar que o número 8 deitado é o símbolo da eternidade e nada mais é do que duas alianças colocadas lado a lado.

A escolha do dedo anular para o uso da aliança, segundo a história, é por estar ali uma ligação mais próxima com o coração. Com essa concepção iniciada ainda pelos povos egípcios, ela foi replicada para outras culturas, como a grega, romana e, por fim, a Igreja Católica aplica até hoje. 

Saiba mais

Com cerimônias personalizadas e alinhadas ao interesse dos noivos, cada celebração feita por Carlos Corrêa, parceiro do CaseBem, torna-se única. O celebrante faz celebrações religiosas ou ecumênicas, de acordo com a história de cada casal. 

Carlos Corrêa – Foto: Divulgação

CaseBem