Tudo o que você precisa saber sobre daminhas e pajens

Atualizado

Por mais que se faça inúmeros ensaios com as daminhas e pajens para a entrada no dia do casamento, crianças são sempre imprevisíveis e, por vezes, nem tudo sai dentro do planejado. Mas em um dia tão especial como esse, a espontaneidade cai na graça dos noivos e convidados. 

Para ajudar os noivos sobre as funções dessa dupla no casamento, separamos dicas valiosas para que fiquem por dentro de tudo e entendam o papel que cada um pode desempenhar:

Usar placas com frases para anunciar a entrada da noiva também é uma tendência nas cerimônias – Foto: Isis Lacombe/casamento Thay eTiago

Escolha das daminhas e dos pajens

Em casos de famílias que tem muita criançada, o critério da escolha pode deixar a missão um pouco mais difícil, mas não impossível. Para cumprir esse papel, na verdade, vale crianças de todos os tamanhos e idades, parentes ou não. Filhos de amigos ou sobrinhos, afilhados ou filhos do casal, isso não segue padrão. 

O ideal é fazer uma triagem e conversar com cada criança, explicar sobre o casamento e o tanto de gente que irá vê-la entrar. Lembre-se: pode ser a primeira vez que ela recebe esse convite e pode se assustar. Com uma boa conversa, os noivos podem falar da importância desse dia e o quanto a presença dela vai deixar tudo ainda mais especial. 

Funções no casamento

Para além de pensar em um par para a entrada das alianças, as funções de daminhas e pajens movimentam a cerimônia e dão o ritmo de cada momento do casamento. Seja na entrada com as plaquinhas para anunciar o início da cerimônia/entrada do noivo ou seja a daminha que joga as pétalas para a passagem da noiva, cada criança tem a sua função e isso precisa estar bem alinhado. 

Vestidos e trajes

Apesar de toda a elegância que uma cerimônia de casamento tem, criança precisa manter a essência de criança. Nada de reprodução de vestido da noiva ou traje do noivo em miniaturas. Para que isso seja mantido, normalmente, é comum os noivos optarem por vestidos canelados para as daminhas e acessórios, como arco de flores, tiara ou fitas em cetim para dar o charme da roupa. 

Na hora de escolher o traje do pajem, a leveza e conforto na roupa precisa ser prioridade. Assim como as daminhas, os pajens também costumam usar acessórios, mas neste caso o detalhe fica na gravata borboleta ou na escolha do suspensório.  

Mais conteúdo sobre

CaseBem