Urban Jungle: plantas em destaque nos projetos paisagísticos da CASACOR/SC

A proposta é literalmente levar a floresta para dentro de casa: Urban Jungle é um conceito que se transformou em movimento e estilo de vida mundo afora. Em Florianópolis, aparece com destaque na CASACOR/SC, inclusive como proposta para um ambiente comercial. Outros projetos valorizam as plantas e o paisagismo e mostram que o verde, além de bonito, faz um bem danado.

“Com tantas pessoas morando em apartamentos e ocupando as grandes cidades, essa é uma forma de aproximar a natureza e as pessoas. Além de estético e do bem-estar que as plantas trazem, essa ideia está associada a uma filosofia de vida, de cuidado com a natureza, boas energias, reciclagem” diz o arquiteto Rodrigo Martins Gheller.

Gheller levou para o ambiente Pizza para Todos, projetado por Sandra Coral e Julia Zanette, plantas como complemento de decoração. O clima de floresta urbana, com plantas tropicais e folhas grandes, confere frescor natural e aconchego ao espaço.

Sandra Coral e Julia Zanette e Rodrigo Martins Gheller_Foto Lio Simas – Foto: Fotos: Lio Simas

Em sintonia com a ideia de food hall, o layout da pizzaria foi projetado para que o cliente possa acompanhar todo o processo de produção da pizza. A arquitetura deixa a estrutura original do prédio exposta e, em contraponto, um grande muro de gabião na parede e no teto, preenchido com madeira reaproveitada de escoras de obras. As plantas aparecem em diferentes tamanhos e posições.

No Living Paradise, de Yael Gossis e Marisa Lebarbechon, a natureza também aparece em ambiente interno. A área de interiores, de atmosfera contemporânea e um leve toque clássico, é integrada com o paisagismo de forma equilibrada. As profissionais optaram por utilizar Vegetação Preservada, ou seja, plantas naturais que passaram por um processo de preservação. Uma tela tensionada dá o efeito de claraboia e luz solar.

“A ideia era criar um canteiro interno, mas sem iluminação natural, sistema de drenagem de água e impermeabilização seria um desafio. E aí surgiu a ideia das plantas preservadas e conseguimos trabalhar esse jardim desejado. Sobre a luz, muita gente acha que é uma claraboia e não percebe  que é uma solução criada com arquitetura” explica Yael.

Paisagismo para um casarão restaurado

Celebrado em todo o país, o arquiteto especialista em paisagismo Benedito Abbud é quem assina o paisagismo no entorno do recém-restaurado Casarão Hercílio Luz. Batizado Abraço Verde no Casarão Hercílio Luz, o ambiente externo valoriza o imóvel sem competir com ele.

Abraço Verde no Casarão Hercílio Luz _Benedito Abbud – Foto: Foto Lio Simas

“O paisagismo apenas faz uma delicada moldura para que a beleza arquitetônica da volumetria e dos detalhes do casarão possam aparecer em todo o seu esplendor. Usamos a alta tecnologia pelo avesso do avesso: nada mais atual que a Biofilia como conceito básico de trazer a natureza para as pessoas e dentro do tecido urbano” explica Abbud.

A sustentabilidade ambiental está presente na utilização de espécies de baixo consumo de água.

“O mais importante é a sustentabilidade social, uma vez que o casarão ressurgiu das ruínas embrulhado num entorno delicadamente verde. E principalmente a sustentabilidade pessoal, uma vez que gera orgulho ao cidadão de Florianópolis é emocionante a surpresa da experiência dessa paisagem refeita!” finaliza o especialista.

Leítica Vieia e Claudio Saladini – Foto: Foto Lio Simas

Também em área externa, o projeto Jardim das Lendas, de Leticia Vieira e Claudio Saladini, também se destaca pelo paisagismo que integra a liberdade da natureza com a comodidade do urbano. O ambiente está ao lado do palacete. O conjunto do paisagismo tropical conta com núcleos de estar preparados com mobiliário de alto design e os automóveis. A proposta é uma viagem afetiva e natural pelo mundo da Mitsubishi – marca japonesa mundialmente famosa -, e suas lendas, em 248 metros quadrados.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto.

A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

Veja mais em www.casacor.com.br.

CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h

Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.

INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)

INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894

https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

Mais conteúdo sobre

CasaCor 2019