Utopia poética ou poesia utópica? Jornalista e escritor lança livro de poesia nesta quinta

Atualizado

O jornalista e escritor Cláudio Schuster  lança nesta quinta-feira (8), às 19h30, o livro “Beba poesia volume II”, no Tralharia Antique Café Bar, em Florianópolis. A publicação é da editora baiana Mondrongo.

Cláudio Schuster uma conversa poética – Alexandre Salles/Divulgação/ND

No dia 10, o livro será lançado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, onde o autor participa de uma conversa sobre Poesia & Transformação, ao lado da escritora Rira Santana.

O prefácio é do jornalista e escritor Mário Magalhães, autor de “Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo”  (prêmio Jabuti de 2013 como melhor biografia).

O livro é como uma conversa numa mesa de bar, na areia, em frente ao mar, ou em qualquer outro lugar que a imaginação permita, define Schuster. Ele  lembra histórias, inventa outras, delira, provoca, fala de tantos ao falar de si, com palavras e versos que, recomenda, devem ser degustados com calma.

“Minha utopia é que, quanto mais embriagados de poesia, quanto mais nos deixarmos levar pelos sentidos para além da realidade, mais veremos que a vida pode ser muito diferente daquilo que nos impõem. Romper os limites da realidade também é um caminho para transformá-la”.

Nascido em Pelotas (RS), em 1962, Cláudio Schuster vive na capital catarinense desde 1986, onde publicou “Crime Perfeito” (publicação do autor – 1994), “Risco” (publicação do autor – 1997), “Bluz” (editora Blocos – 1999) e “Beba poesia” (editora Insular – 2016), coletânea com poesias dos livros anteriores e outras novas.

Em pouco mais de 90 páginas, “Beba poesia volume II” traz poemas inéditos e alguns publicados apenas nas redes sociais. 

Magalhães, no prefácio, cita os versos de Schuster (“pra não perder o encanto/ utopia/ pra tudo e mais um tanto/ poesia”) para lembrar que “a utopia é poética; a poesia, utópica”.

Serviço:

O quê: Beba poesia volume II”, de Cláudio Schuster

Quando: 8/8, 19h30

Onde: Tralharia Antique Café Bar, rua Nunes Machado, 104 – Centro, Florianópolis

Quanto: R$ 34,90

Mais conteúdo sobre

Literatura