Zé Paiva exibe fotografias com haikais na galeria de arte da Alesc

Tenaya”, uma das imagens. Todas foram feitas em viagens de Zé Paiva - Zé Paiva/Divulgação/ND
Tenaya”, uma das imagens. Todas foram feitas em viagens de Zé Paiva – Zé Paiva/Divulgação/ND

Fotógrafo Zé Paiva abre a exposição “O Somsilêncio da Imagem” amanhã, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). A mostra reúne 16 obras de fotografia contemplativa feitas em diversos lugares do mundo.

As fotografias serão exibidas acompanhadas por haikais de Matsuo Bashô, um poeta japonês do século 17, considerado um dos maiores escritores daquele pais. Os haikais são poemas curtos de três linhas, nos quais a primeira tem cinco sílabas, a
segunda sete e a terceira cinco novamente.

O texto de apresentação é do escritor Fábio Brüggemann e o design de Maurício Paiva. Para criar a identidade visual da exposição Maurício pesquisou a cultura japonesa e chegou num resultado que lembra a caligrafia dos ideogramas orientais.
Zé Paiva trocou a engenharia pela fotografia em 1984 e desde então viaja pelos quatro cantos do mundo criando imagens. É pós-graduado em fotografia pela Univali. Já ensinou fotografia na ESPM, Udesc e FURB.

É autor dos livros “Expedição Natureza Catarina”, “Natureza Gaúcha” e “Natureza Tocantins”. Suas fotos foram selecionadas para a coleção Pirelli MASP em 2009. Em 2012 recebeu o Prêmio Marc Ferrez da Funarte.

Haikais:

百里来たり caminhei cem léguas

ほどは雲井の envolvido pelas nuvens

下涼み gozo a sua frescura

Serviço:

O quê: Exposição “O Somsilêncio da Imagem”, de Zé Paiva
Quando: 30/10, 19h (abertura). Visitação até 16/11, segunda a sexta das 7h as 19h
Onde: Galeria de Arte da Alesc, rua Jorge Luz Fontes 310, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Artes

Nenhum conteúdo encontrado