Fecasurf promove Surf Talentos Oceano Virtual, primeiro campeonato virtual no Brasil

Inscrições estão abertas para atletas de todo o país que terão que surfar nas ondas do litoral catarinense durante dois dias de melhores condições do mar

A Swell Eventos, em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), confirmou a realização do Mini Kalzone e Silverbay apresentam Surf Talentos Oceano Virtual 2020, uma das novidades no calendário deste ano. É o primeiro campeonato de surfe virtual no Brasil que valerá pontos para o ranking de um circuito estadual amador.

Inscrições estão abertas até o dia 18 de junho. – Foto: b6205af0-40dc-4069-9a46-3c223ad9f8cdInscrições estão abertas até o dia 18 de junho. – Foto: b6205af0-40dc-4069-9a46-3c223ad9f8cd

O objetivo do evento é dar sequência as competições no Estado, que foram suspensos pela pandemia do Covid-19, que ja provocou mais de 40 mil mortes no Brasil. “Momentos difíceis fazem a ocasião, então tivemos que criar alternativas inovadoras. A Swell Eventos e a Fecasurf desenvolveram esse projeto de vanguarda que coloca o surfe catarinense na era das competições virtuais, mas de forma diferente dos que já acontecem no país”, declarou Fred Leite, da Swell Eventos.

Para o presidente da Fecasurf, Renato Melo, o evento será um divisor de águas no mundo das competições. “Creio que este será o primeiro campeonato de surfe produzido com esse formato no Brasil, quem sabe até no mundo. Os atletas serão avaliados por um quadro de juízes de alto nível da Fecasurf, e não por “likes” dos internautas, que poderão participar na escolha da melhor manobra da Expression Session Virtual, votando através das redes sociais do evento. Não é fácil! Toda uma logística está sendo trabalhada com atenção para que tudo saia de acordo”, declarou Melo.

Dinâmica do evento

O campeonato é aberto para atletas de todo país, que devem seguir regras específicas estipuladas pela Fecasurf, junto com os promotores do evento. A competição terá 20 dias de janela para sua realização, que começa oficialmente a partir do dia 19 de junho e vai até 9 de julho de 2020.

Durante esse período, a organização definirá dois dias com as melhores condições de ondas no litoral catarinense para a realização da prova. Os atletas inscritos deverão registrar suas performances em vídeo (produzidas e comprovadas obrigatoriamente no litoral catarinense).

As imagens serão encaminhadas para a organização do evento e avaliadas pelos árbitros do quadro principal da Fecasurf, e por dois juízes internacionais convidados pela direção de prova.

Comunicação

Os atletas terão um canal de comunicação direto com a organização, através das redes sociais do campeonato. A direção de prova emitirá diariamente comunicados com informações sobre o andamento do evento antes e durante a janela de espera, quando serão divulgados os dias para o registro das ondas que serão computadas oficialmente para a competição. Durante os 20 dias da janela de espera, a direção de prova atualizará o “status” da competição através de um sistema de bandeiras coloridas:

Bandeira Vermelha – sem evento;
Bandeira Laranja – atenção evento possível em três dias;
Bandeira Amarela – Evento confirmado para dois dias;
Bandeira Verde – Evento “On”.

Categorias

Serão disputadas oito categorias, seguindo os mesmos padrões utilizados na primeira etapa deste ano: Masculino Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, e Feminino Sub-12, Sub-14 e Sub-18. A segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano Virtual 2020 – 3.000 pontos – também valerá pela segunda etapa do Circuito Catarinense Amador – 6.000 pontos – (Virtual Surfing Fecasurf 2020). As inscrições deverão ser feitas via depósito bancário na conta da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Conta para depósito:
Banco: Banco do Brasil
Agência: 5201-9
Conta Corrente: 844759-4

Período de inscrições: de 8 a 18 de junho de 2020, das 8h às 18h.
Valor da inscrição: R$ 80 (todas as categorias).

Os atletas já ranqueados no Circuito Surf Talentos Oceano 2020 tem prioridade nas inscrições nos primeiros cinco dias após abertura do prazo (das 8h do dia 8 até às 18h do dia 13 de junho).

Importante: Os competidores deverão enviar o comprovante de inscrição para o e-mail: fecasurf@fecasurf.com.br, com os seguintes dados anexados: CPF ou documentação que comprove a idade, comprovante de residência do município que reside, endereços com e-mail, Instagram e Facebook (links de direcionamento, não somente o nome) e número de WhatsApp. Acompanhem todas as informações atualizadas sobre essa competição inédita no país pelas redes sociais da @swelleventos, @surftalentosoceano e @fecasurf.

+ Surfe