Surfista da Barra da Lagoa conquista título de etapa do Campeonato Europeu, na Espanha

Radicado em Barcelona, Vicente Romero venceu evento válido pelo World Qualifying Series, com status QS1500, em Zarautz, no País Basco

A festa do catarinense Vicente Romero em Zarautz. Foto Damien Poullenot/WSL/Divulgação/ND  A festa do catarinense Vicente Romero em Zarautz. Foto Damien Poullenot/WSL/Divulgação/ND  

Radicado em Barcelona, o catarinense Vicente Romero conquistou neste sábado o título do Cabreiroá Pro, nas ondas de Zarautz, no País Basco, Espanha, em evento válido pelo World Qualifynig Series, com status 1500, e pelo campeonato europeu. Na final masculina, o catarinense Vicente Romero superou o francês Maxime Huscenot, finalista do evento no ano passado. Foi o primeiro título do surfista criado na Barra da Lagoa em evento do World Qualifying Series, a divisão de acesso à elite do surfe mundial.

O brasileiro radicado na Espanha largou na frente com uma nota 6,83 e rapidamente acrescentou uma excelente nota 8,50 no placar para colocar Huscenot sob pressão. O talento de Romero era impressionante quando ele mandou um aéreo e atacou o lip da onda com agressividade, adicionando ainda algumas rasgadas. Ele melhorou a sua nota de backup com 7,20, enquanto Huscenot lutava para encontrar o mesmo ritmo que apresentou durante a semana. O francês postou duas ondas com notas na casa dos seis pontos e ficou em combinação, precisando de duas ondas para brigar pelo título.

Huscenot bem que tentou, mas quando a maré baixou e as condições continuaram a deteriorar, ele não conseguiu encontrar as ondas certas e Romero conquistou a sua primeira vitória na Qualifying Series. “Estou muito feliz por finalmente ganhar meu primeiro evento”, disse ele. “Todo o trabalho duro finalmente valeu a pena. Eu estava feliz com um resultado na semifinal, mas quando você chega tão perto, tudo o que você quer é a vitória e estou feliz em conseguir isso hoje.”

Vicente Romero em ação na semifinal. Foto Damien Poullenot/WSL/Divulgação  Vicente Romero em ação na semifinal. Foto Damien Poullenot/WSL/Divulgação  

Romero tem sido uma força dominante no surfe europeu há anos, como Junior em primeiro e na Qualifying Series desde 2011. Os 1.500 pontos conquistados hoje o impulsionarão dentro do Top 30 e lhe oferecerão a chance de surfar os maiores eventos do mundo. “Tive uma boa estratégia e, depois de conseguir os dois bons resultados, relaxei um pouco e tentei controlar a bateria com a prioridade”, continuou ele. “É, definitivamente vai ajudar a minha temporada e mal posso esperar para os próximos eventos”.

Huscenot garantiu o segundo vice-campeonato consecutivo em Zarautz, pois havia sido derrotado no ano passado por Jorgann Couzinet. O surfista francês da Ilha da Reunião produziu alguns dos melhores momentosvistos durante toda a semana e colecionou grandes pontuações ao longo do caminho, mas foi incapaz de encontrar as ondas certas na final e foi forçado a se contentar com o segundo lugar. “Eu nem deveria surfar aqui esta semana, então é claro que estou super feliz com um segundo lugar”, disse ele. “Comecei no primeiro round e tinha alguns totais muito consistentes, o que é muito positivo. Consegui surfar todos os tipos de condições e, mais importante, meu joelho lidou bem com isso”, completou. Nas semifinais, Huscenot e Romero derrotaram Ruben Vitoria e Nomme Mignot respectivamente.

RESULTADOS DO CABREIROÁ PRO ZARAUTZ BASQUE COUNTRY
FINAL
1- Vicente Romero ESP 15.70
2- Maxime Huscenot FRA 13,24

SEMIFINAIS
S1- Vicente Romero ESP 12.13 a 10.00 Nomme Mignot FRA
S2- Maxime Huscento FRA 16.23 a 11.74 Ruben Vitória ESP

+ Surfe