Conteúdo por Gazeta Esportiva

Argentina não vence o Brasil em jogos oficiais há 14 anos

A Argentina entrará no gramado do Mineirão, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pela semifinal da Copa América, carregando um incômodo jejum de não vencer a Seleção Brasileira em partidas de campeonatos oficiais há 14 anos. Nesse período, foram seis jogos, com quatro vitórias e dois empates – Superclássicos não entram na estatística.

O último triunfo albiceleste no maior confronto sul-americano em duelos de competições oficiais aconteceu no dia oito de junho de 2005, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, quando Crespo marcou dois gols e ofuscou o trio Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano. Roberto Carlos, para os brasileiros, e Riquelme, em favor dos mandantes, completaram o placar de 3 a 1.

A partida foi válida pelas Eliminatórias e rendeu para a Argentina, que assegurou a manutenção da liderança em um confronto direto, a classificação para a Copa do Mundo de 2006. A Seleção Brasileira confirmaria a presença no Mundial nas rodadas seguintes e daria o troco meses depois, quando goleou os rivais na Copa das Confederações.

Desde então, o Brasil duelou com a Argentina em seis jogos dentro de casa, com quatro vitórias e dois empates. Foram quatro embates de Eliminatórias, um de Copa América e a já citada vitória na Copa das Confederações. Entre os confrontos não oficiais, mas com peso elevado, os albicelestes eliminaram o time canarinho nas semifinais dos Jogos Olímpicos de 2008, na China, com um triunfo de 3 a 0.

Confira últimos seis jogos entre Brasil e Argentina em campeonatos oficiais:

2005 – 4 x 1 (Copa das Confederações)

2007 – 3 x 0 (Copa América)

2008 – 0 x 0 (Eliminatórias)

2015 – 1 x 1 (Eliminatórias)

2016 – 3 x 0 (Eliminatórias)

Copa América