Atleta de Florianópolis é convocada para a seleção brasileira de ginástica rítmica

Beatriz Linhares da Silva é a sétima ginasta da Adiee/Udesc/FME convocada para a seleção brasileira de ginástica rítmica. Natural de Florianópolis a “manezinha” de 15 anos de idade treina desde os 9 anos, já demonstrando grande esforço e dedicação no esporte. Em apenas um ano, já conquistou títulos regionais para sua categoria – pré-infantil, 10 anos. Na categoria infantil, começou a destacar-se em Santa Catarina estando entre as melhores ginastas do Estado, o que demonstra seu talento e dedicação.

“É sem duvida uma menina muito talentosa. Nosso trabalho é identificar e lapidar esse talento. Para chegar a esse resultado a rotina de treinos dessas meninas é bastante exaustiva, são mais de 30 horas de treino por semana”, revela Maria Helena, técnica da equipe de ginástica rítmica da capital.

Beatriz tem sido observada pela comissão técnica da seleção brasileira há algum tempo. Como ano que vem ela sobe para a categoria adulto (que é a categoria da seleção brasileira permanente), ela foi convidada junto com outras meninas a fazer um estágio na seleção. Durante este estágio foram selecionadas 10 meninas para comporem a seleção brasileira de conjuntos para os anos de 2019 e 2020, quando acontece o Pan-Americano e a Olimpíada.

Todo esse trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar instalada no Instituto Estadual de Educação com o apoio da prefeitura de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Municipal de Esporte.

Ginasta Beatriz Linhares da Silva - Divulgação/ND
Ginasta Beatriz Linhares da Silva – Divulgação/ND

Ginástica rítmica

A GR é uma modalidade olímpica e um esporte de competições exclusivamente femininas que tem como base a competição individual e por conjunto. O conjunto é composto por cinco ginastas e tanto a competição individual quanto a de conjunto apresentam um critério de pontuação baseado em dois quesitos: dificuldade (valor técnico) e execução. Fazem parte dos elementos corporais obrigatórios: os saltos, equilíbrios e as rotações, que devem ser associados aos manejos dos aparelhos manuais em uma estreita harmonia com a música. Este esporte tem como característica o manejo de aparelhos durante a execução de suas séries. Segundo a Confederação Brasileira de Ginástica, são cinco os aparelhos utilizados: corda, arco, fita, maça e bola (a partir de 2011, na categoria adulto, o aparelho corda não é mais utilizado).

Manutenção do legado

Sete ginastas de Florianópolis já foram convocadas para a seleção brasileira. Nossa ginasta que permaneceu por mais tempo na seleção foi a Luísa Matsuo, que foi bicampeã Pan-Americana e participou das Olimpíadas de Pequim na China.

Mais conteúdo sobre

Esporte