Atleta de Joinville conquista vaga para Sul-Americano de Karatê, no Chile

Arquivo Pessoal/ND

Ryan (D) já coleciona mais de 100 medalhas em competições nacionais

Joinville terá um representante no Campeonato Sul-Americano de Karatê, que ocorrerá em junho, no Chile. Ryan Cardoso Campos, de 14 anos, conquistou a vaga na categoria kumite (luta) – que reúne atletas de 14 e 15 anos, até 57 quilos – ao vencer a seletiva nacional disputada no final de semana, em Blumenau.

Esta será a primeira competição internacional do atleta joinvilense, que começou na modalidade aos seis anos e já coleciona mais de 100 medalhas em competições nacionais.As mais importantes são as medalhas de ouro conquistadas no bicampeonato da Olesc, no sul-brasileiro e a de bronze (terceiro lugar) no campeonato brasileiro geral.

“O Ryan é um menino inteligente, dedicado, tem muito talento e um futuro promissor no karatê”, avalia Cristovão João Alves, treinador da Felej (Fundação de Esportes e Lazer de Joinville). Na luta final, em Blumenau, ele venceu o campeão sul-americano do ano passado por 8 a 0, sem deixar dúvidas de sua superioridade técnica.

Depois da conquista da vaga em Blumenau, Ryan e o técnico começam um novo desafio: conseguir apoio financeiro para bancar as despesas da viagem e hospedagem a Santiago. “Os pais não têm como bancar os custos. Estamos estudando uma forma para conseguir os recursos necessários”, comenta Cristóvão. 
As próximas competições do jovem atleta de Joinville são o ranking estadual, dia 11, em Joinville, e o Campeonato Brasileiro, dia 26, em Foz do Iguaçu (PR).

Mais conteúdo sobre

Esporte